nova_york

Como ir de Manhattan ao JFK de metrô?

Nessa última viagem para a Europa pegamos um stop em Nova York, em que ficaríamos menos de 24 horas na cidade. Chegamos perto da meia noite e nosso voo para o Brasil era às 22h do dia seguinte, ambos no JFK. Sendo assim, queríamos otimizar ao máximo nossas poucas horas na cidade.

Nos hospedamos no Brooklyn, mas como chegamos de madrugada, não tivemos muita opção a não ser pegar um táxi, que deu U$65 com a gorjeta. Deixamos as malas no storage do aeroporto, logo no desembarque da American AirLines, no térreo do terminal 8. Em Bruxelas pagamos 5 euros por um locker gigante, mas em NY era por mala. As malas pequenas custaram U$8 e uma média custou U$ 14, valor para 24h. Foi caro, mas foi uma preocupação a menos para ir direto ao aeroporto sem precisar voltar ao hotel. Enchemos a mochila com as coisas que iríamos precisar para passar a noite e deixamos todo o resto no storage.

Na volta, queríamos uma opção barata, então decidimos encarar o metrô. O voo era somente às 22h, mas às 18h começamos a jornada para chegar ao aeroporto e no final, essa foi a antecedência perfeita para check in, segurança e fazer um lanche antes de embarcar.

Como ir de Manhattan ao aeroporto JFK:

É preciso pegar o Air Train, um trem que liga as estações ao aeroporto. Há duas linhas saindo de Manhattan que chegam até as estações de onde parte o Air Train: a A e a E.

Pegamos a linha A na Canal Street. Já na estação de metrô tinha uns avisos improvisados de papel mesmo, escrito que para ir ao aeroporto era para pegar as linhas em direção à Far Rockaway ou Rockaway Park, e descer na estação Howard Beach. 

Se pegar a linha E, desça na estação Jamaica.

Como pegamos a A, quando chegamos na estação de Howard Beach estava sinalizado sobre o Air Train para o JFK. Subimos um andar e já achamos a entrada. É preciso comprar o bilhete pela máquina e custa U$5, mas é preciso comprar o MetroCard que custa mais U$ 1. Se você estiver saindo do aeroporto e indo em direção à Manhattan, é possível comprar o Air Train + Metrô juntos.

A viagem toda, saindo do sul de Manhattan durou cerca de uma hora. Tem muitas paradas até a estação de Howard Beach, fui acompanhando pelo mapa que tem dentro do trem para ter certeza que estava no certo, rs. Acredito que se fôssemos de táxi nesse horário levaríamos o mesmo tempo, ou até mais, pois era horário de pico.

Esse mapa explica bem sobre as linhas e onde descer.
Esse mapa explica bem sobre as linhas e onde descer.

 No folder que peguei no Air Train ele apresenta outras opções:

A maneira mais rápida: Pegar o Long Island Rail Road (LIRR) na Penn Station (W. 34St): Leva cerca de 35 minutos e custa U$ 15.

A maneira mais barata (que foi o que pegamos): Verificar as estações em que passam as linhas A e E, que custa U$ 7,75 e leva de 50 a 75 minutos, dependendo de onde você está.

Também fala de uma opção saindo do sul do Queens e do norte do Brooklyn: linhas J ou Z e descer na estação Jamaica.

Para saber onde tem as estações em que passam essas linhas, ou que metrô pegar para uma estação que conecta à essas linhas, usamos o app CittyMapper (tem para Android e iOS), que nos salvou em quase todas as cidades da viagem à Europa. Você coloca em que lugar está e para onde quer ir e o app indica que ônibus/metrô usar para chegar lá, é ótimo!

air_train_jfk
Entrada para pegar o Air Train, tinha fila para comprar na hora em que chegamos.

metro_jfk

 Para mais informações, nesse link tem tudo o que falei no post e informações atualizadas. 🙂

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta