iguacu cataratas

Foz do Iguaçu – Itaipu e Cataratas

Em um feriado no ano passado, decidimos pegar a estrada e conhecer Foz do Iguaçu e o Paraguai. Nesse post vou contar sobre Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, que fizemos nos dois meios dias que ficamos na cidade.

Chegamos em Foz na quinta a tarde (10h de viagem saindo de Lages, SC). De Curitiba, são cerca de 8 horas de carro. De Assunção no Paraguai é um pouco mais perto, cerca de 5h30. Foz também tem um aeroporto internacional pequeno, que fica cerca de 20 minutos do Centro da cidade.

Se você olhar no mapa, verá que os pontos turísticos são afastados um dos outros, então dificulta um pouco escolher onde se hospedar. Eu não passei nenhuma noite em Foz, somente no Paraguai, mas indicaria no Centro, que fica no meio entre as Cataratas, Itaipu, Puerto Iguazu e Marco das 3 Fronteiras. A localização da hospedagem depende também de quanto tempo você pretende ficar e passeios que vai fazer:

mapa foz do iguacu

Logo que chegamos, almoçamos e fomos direto pra Itaipu

Itaipu é hoje a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia e foi considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, que aproveita os recursos hídricos do Rio Paraná. A região fica na divisa entre Brasil e Paraguai e a construção da Usina resolveu uma disputa de terra da região entre os dois países, por isso se chama Itaipu Binacional.

visita itaipu usina itaipu

diversos tipos de tours para conhecer a Usina. Recomendo comprar antecipado pelo site, pois quando fomos (era um feriadão) os tours já estavam esgotados para alguns dias. Optamos pelo Circuito Especial, que custa R$ 68 e permite conhecer o interior da barragem. Dura 2h30m, os guias são excelentes e se precisar falam espanhol e inglês também. Nesse tour, além da visita panorâmica, conhecemos o edifício de produção e a sala de controle entre outros lugares. É bem legal, a estrutura é gigantesca e leigos no assunto como eu passam a entender um pouco como funciona a produção de energia. (Esse tour não é aberto para menores de 14 anos).

Nesses círculos vermelhos são onde as turbinas ficam armazenadas.
Esses círculos vermelhos são as tampas das unidades geradoras. São 20 no total.
Sala de Controle
Sala de Controle

Só queria ter visto o vertedouro aberto, mas foi explicado que só abrem quando a vazão de água é muito grande, em 10% do ano.

itaipu binacional

Quando voltamos do Paraguai, fomos para as Cataratas. O Parque Nacional do Iguaçu funciona na maior parte do ano das 8h as 18h, tanto do lado brasileiro quanto no argentino. Entramos pelo lado brasileiro. A fila estava imensa, também por causa do feriado. Pegamos 2 horas pra comprar o ingresso, então o melhor conselho é: comprem online! mais uma hora na fila pra entrar. O ingresso custa R$ 33,30 para brasileiros (o preço muda, moradores do Mercosul tem desconto em relação aos outros países). Não entendi a organização de termos de passar por duas filas diferentes, foi bem cansativo, mas acredito que foi um dia atípico, mas não conseguimos aproveitar por causa do tumulto. O lugar é lindo, mas era muita gente pra tudo, até pra caminhar de um mirante à outro. Não tinham pessoas organizando o fluxo, então acabava amontoando pessoas e foi impossível até uma foto em família.

iguacu cataratas iguazu falls

Quando fomos estava assim. Primeiro dia de sol de um feriado prolongado com muitos dias de chuva.
Quando fomos estava assim. Primeiro dia de sol de um feriado prolongado com muitos dias de chuva.

Na nossa visita a Foz, ficou faltando ir ao Marco das 3 Fronteiras e também queria dar uma passada no lado argentino, que ficaram para a próxima viagem. 🙂

Deixe uma resposta