Para poder ir passear nos Estados Unidos é preciso tirar o visto de turismo,B1/B2. 

Tirei o meu já tem alguns anos, mas recentemente ajudei umas amigas com os delas, então vou atualizar esse post com informações recentes e também completar com algumas dúvidas que tive e não encontrei respostas.

Desde a mudança no processo de visto, em 2011, é necessário dois dias, um para o Centro de Atendimento de Solicitante ao Visto, o CASV e outro para a entrevista no Consulado. No Brasil, somente tem consulado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e há pouco tempo também em Porto Alegre. Já o CASV, além dessas cidades com consulado, tem também em Belo Horizonte.

Passo 1 – Preenchimento do DS-160

Para o preenchimento desse formulário, é preciso entrar no site do Consulado Americano, e selecionar a cidade onde você pretende fazer a entrevista. Lá tem bem explicadinho sobre o preenchimento, que deve ser feito todo em inglês. Esse formulário é o mais importante, pois é de onde eles vão saber todas as suas informações. É bem extenso, precisa ser persistente e prestar bastante atenção em todas as informações.

No DS-160 também pergunta sobre onde você vai ficar lá e data da viagem. Como eles mesmos aconselham que a passagem não seja comprada até ter o visto aprovado, pode colocar a data que você planeja viajar e o endereço do hotel/casa/etc que pretende ficar.

Passo 2 – Pagamento da taxa

Após o preenchimento do DS-160, você precisa entrar no site do agendamento e gerar o boleto para pagamento da taxa do visto, de U$160, (que pode pago também no cartão de crédito). Nesse mesmo site você preenche o endereço onde quer que o passaporte seja entregue (quando o visto é aprovado, seu passaporte fica com eles para a confecção do visto). Quando o pagamento é feito no boleto, leva pelo menos um dia para você receber a confirmação. Aí é só voltar para o mesmo site e o agendamento estará liberado.

Passo 3 – O agendamento

A entrevista do CASV deve ser antes do consulado, mas na hora de agendar, o consulado aparece antes. Esse último agendamento que eu ajudei foi para Porto Alegre, e lá CASV e entrevista são no mesmo dia e acredito que seja o único lugar que seja assim. Na maior parte do ano a espera é pequena, nós conseguimos para a semana seguinte. Só fique atento porque há épocas mais movimentadas, como férias de julho e dezembro/janeiro.

Passo 4 – Preparação dos documentos

Entrevista agendada, é hora de correr atrás de todos os documentos sugeridos para levar.

Os obrigatórios são:

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos.
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável).
  • Página de confirmação de Formulário DS-160.
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa deste website
  • Uma foto 5 x 5 cm (2 x 2 polegadas) colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Essa foto só é exigida para quem está tirando o visto em Porto Alegre. Nos outros consulados é preciso levar foto caso o entrevistado não esteja presente (como no caso de menores de 13 anos e idosos).

Além desses, é recomendado que você leve demais documentos que comprovem vínculo com o Brasil e também condições de pagar a viagem, como:

  • Imóveis no nome de quem está pagando a viagem;
  • Carro ou moto no nome de quem está pagando a viagem;
  • Declaração de imposto de renda de quem está pagando a viagem;
  • Documentos de empresa ou sociedade (Contrato Social/CNPJ) – se houver – no nome de quem está pagando a viagem;
  • Caso quem esteja pagando a viagem seja autônomo, levar a documentação que comprove atividade;
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses no nome de quem está pagando a viagem;
  • Carteira de trabalho registrada de quem está pagando a viagem;
  • Contracheques ou holerites dos últimos 3 meses no nome de quem está pagando a viagem;
  • Matrícula e atestado de frequência do colégio ou faculdade;

Se você for presencialmente à entrevista, leve os documentos originais, eles não ficam com nenhum.

Se o viajante for menor de idade ou não tenha renda, pode preencher (já no DS), que há um responsável pagando a viagem. Caso isso aconteça, os documentos devem ser de quem está pagando a viagem. É aconselhável também levar uma carta de custeio assinada por essa pessoa.

Pode ser que não te peçam nada (nunca me pediram), mas se pedirem você tem que ter.

Passo 5 – Casv e entrevista

No dia marcado pro CASV, é só chegar com uns 15 minutos de antecedência (não adianta chegar muito cedo, quem tem hora antes de você vai passar na frente). Pode levar bolsa com celular, mas todos os eletrônicos devem ficar desligados.

No CASV demora ao todo uns 30 minutos, que é o tempo na fila mesmo. Lá a gente só mostra o passaporte (que deve ter validade de mais 6 meses a partir da data da viagem), o DS preenchido, o recibo do pagamento da taxa, tira foto e as impressões digitais.

Depois, na entrevista do Consulado, acabei chegando bem antes, uns 40 minutos antes e já pude entrar. Importante: No Consulado não pode entrar com o celular e não tem onde guardar, tem que pagar pra deixar com umas pessoas do lado de fora, então recomendo não levar.

Normalmente as perguntas são mais direcionadas sobre qual o motivo da sua viagem e sobre o que você faz no Brasil. Se for outra pessoa pagando a viagem, poderão perguntar sobre ela também. A entrevista costuma durar poucos minutos e se tudo der certo, é só aguardar o visto chegar. Leva em média 7 dias e é preciso que tenha uma pessoa para receber.

Outras dúvidas que eu tinha:

  • Pessoas da mesma família podem fazer a entrevista juntos;
  • Amigos, primos, namorados etc viajando juntos, depende da pessoa que fará a entrevista deixar. Já vi casos de amigos que fizeram juntos e outros que não permitiram.
  • Menores de 13 anos não precisam ir presencialmente à entrevista, um responsável pode levar os documentos.
  • Menores entre 14 e 18 anos, podem e devem entrar acompanhados de um responsável legal, mesmo que este não esteja tirando o visto.

visto_eua

E o seu processo, como foi? Tem mais alguma dúvida?

Você também pode gostar de

2 thoughts on “Como tirar o visto de turismo para os Estados Unidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *