como-tirar-visto-americano_turismo

Tirando o Visto de Turismo para os Estados Unidos

Para poder ir passear nos Estados Unidos é preciso tirar o visto de turismo,B1/B2. 

Na última vez que estive no Rio, aproveitei pra tirar o meu. Desde a mudança no processo, em 2011, é necessário dois dias, um para o Centro de Atendimento de Solicitante ao Visto, o CASV e outro para a entrevista no Consulado. No Brasil, somente tem consulado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Já o CASV, além dessas cidades com consulado, tem também em Porto Alegre e Belo Horizonte.

O primeiro passo é entrar no site do Consulado Americano, e preencher o DS-160. Lá tem bem explicadinho sobre o preenchimento, que deve ser feito todo em inglês. Esse formulário é o mais importante, pois é de onde eles vão saber todas as suas informações. É bem longo, precisa ser persistente.

No DS-160 também pergunta sobre onde você vai ficar lá e data da viagem. Como eles mesmos aconselham que a passagem não seja comprada até ter o visto aprovado, pode colocar a data que você planeja viajar e o endereço do hotel/casa/etc que pretende ficar.

Após o pagamento da taxa, de U$160, (que pode ser boleto ou cartão de crédito), você precisa agendar as datas para o CASV e para o consulado. A entrevista do CASV deve ser antes do consulado, mas na hora de agendar, o consulado aparece antes. Hoje a espera está bem menor do que antes da mudança do processo, já se consegue em uns 5 dias e o meu passaporte chegou em exatamente uma semana.

No dia marcado pro CASV, é só chegar com uns 15 minutos de antecedência (não adianta chegar muito cedo, quem tem hora antes de você vai passar na frente). Pode levar bolsa com celular, mas todos os eletrônicos devem ficar desligados.

No CASV demorou ao todo uns 30 minutos, que foi o tempo na fila mesmo. Lá a gente só mostra o passaporte (que deve ter validade de mais 6 meses a partir da data da viagem), o DS preenchido, o recibo do pagamento da taxa, tira foto e as impressões digitais.

Depois, na entrevista do Consulado, acabei chegando bem antes, uns 40 minutos antes e já pude entrar. Importante: No Consulado não pode entrar com o celular e não tem onde guardar, tem que pagar pra deixar com umas pessoas do lado de fora, então recomendo que não levem.

Normalmente as perguntas são mais direcionadas sobre qual o motivo da sua viagem e sobre o que você faz no Brasil. Para a entrevista no consulado, leve tudo o que comprove seu vínculo com o Brasil e condições de pagar pela viagem, como declaração do imposto de renda, bens no seu nome (carro, casa etc), declaração do seu trabalho, provando que você tem emprego fixo, comprovante de matrícula e frequência da faculdade, cópia do extrato bancário, enfim, tudo que mostre que você tem motivos para voltar e condições financeiras para ir. Pode ser que não te peçam nada (nunca me pediram), mas se pedirem você tem que ter.

Lá dentro foi super rápido, logo que entrei já fui chamada pra entrevista e em seguida liberada. 7 dias depois recebi meu passaporte em casa. 🙂

visto_eua

Enfim, achei que melhorou bastante em relação ao processo anterior, que acabávamos ficando horas dentro do consulado. Só melhoraria ainda mais se fosse tudo em um dia, pra facilitar pras pessoas que vem de outras cidades.

Atualizando: Nesse ano precisei tirar um visto diferente, aproveitei que abriu um CASV em Porto Alegre e fiz a primeira etapa lá, assim só precisei ficar um dia em SP. O consulado em SP leva bem mais tempo que o do RJ, por ser maior.

 

Você também pode gostar de

2 comentários em “Tirando o Visto de Turismo para os Estados Unidos

Deixe uma resposta