harry potter e a pedra filosofal vagão

Tour no estúdio onde foi gravado Harry Potter na Inglaterra

Essa é uma das coisas que meus amigos mais me perguntam, sobre como é o tour nos estúdios onde foram gravados os filmes do Harry Potter. O estúdio fica em Leavesden, pertinho de Londres, e está aberto para visitação desde 2012. Passeio imperdível para quem é fã. Foi lá que foram gravados os 8 filmes durante 10 anos, é emocionante!  E segura que nesse post eu vou postar muita foto, não resisto!

Como chegar

É muito fácil, mas para garantir, saia do hotel com cerca de 1h30 de antecedência. Os estúdios ficam em Leavesden, uma cidade que fica cerca de 30 minutos de Londres. Para chegar lá, vá até a estação de Euston. Na Euston pegue um trem até Watford Junction, nesse link tem os horários. O Oyster é aceito para pagar a viagem (se eu não me engano, custou 5 libras cada trecho no cartão). Nós perguntamos no balcão de informações em qual plataforma estava o trem que ia direto (na hora que perguntamos sobre o trem de Watford Junction o carinha já respondeu sobre o tour do Harry Potter, haha). O direto chega lá em 15 minutos, o nosso ainda parou em duas estações e levou cerca de 20 minutos.

A estação
A estação

Chegando lá, saindo da estação, tem um ponto de Shuttles levando para os tours. Custa 2,50 libras e você paga na hora, ele te dá um comprovante que vale para a volta também. O ônibus leva uns 10 minutos e pára bem na frente do estúdio. Se você comprou pela internet (faça isso), vai só nas maquininhas trocar pelo ingresso, é bem rápido.

A melhor foto que consegui do ônibus, haha. Tem uma placa ao lado sinalizando esse local.
A melhor foto que consegui do ônibus, haha. Tem uma placa ao lado sinalizando esse local.

Quanto custou

É daqueles passeios que não são muito baratos, mas depois que você sai, não tem preço. Custou 35 libras (se converter pro real que trocamos, custou quase R$ 200, socorro!). Compre antecipado no site, fui conferir agora e só tem para o final de agosto e poucos horários.

O passeio

Pegamos o primeiro horário que tinha disponível, às 9h, então 7h30 da manhã saímos do hostel. Como o shuttle em Watford Junction para ir até o estúdio atrasou, acabamos entrando em ponto (na compra pede para chegar 20 minutos antes e diz que pessoas atrasadas não tem mais a entrada garantida. E lembra-se que britânicos levam a pontualidade bem a sério!).

entrada making of harry potter

Trocamos o ingresso, passamos pela revista e começou o tour. O bom de chegar nesse primeiro horário é pegar filas menores. Quando saímos, uma da tarde, essa mesma fila estava enorme. Tem um café na entrada, e eles avisam que não pode comer durante o tour, mas na metade tem outro café no caminho. Se você tiver levado algum lanche, tem que deixar para comer lá. O tour também tem wifi durante todo o caminho.

Primeiro assistimos um vídeo, dos três atores principais (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint), contando sobre os filmes, mostrando cenas de bastidores e falando sobre o estúdio. Em seguida, tcharam, a tela onde estava sendo exibida sobe e você fica de cara para a porta do Salão Principal. Nessa hora já tem um clima e você se sente entrando em Hogwarts.

:O
:o

A partir daí, o tour é todo guiado por você mesmo, o que é ótimo. Você tira fotos à vontade, só pedem para não encostar nas coisas (que são as originais usadas nos filmes 😀 !!!). Ao lado de cada objeto/cenário tem uma explicação, não que precise de muitas, haha.

É muito legal que cada detalhe é mostrado, como por exemplo, tem uma parte homenageando os designers gráficos e uma parede enorme com tudo o que foi criado por eles para os filmes (logos, embalagens, convites, cartas…), tem uma parte mostrando todas as plantas de objetos e cenários e também maquetes e protótipos. É absurdo a quantidade de detalhes que a gente nem imagina.

Parte da parede com os produtos gráficos, não são lindos?
Parte da parede com os produtos gráficos, não são lindos?

O tour mostra também vários figurinos originais, sobre quantos iguais tem de cada roupa, sobre os animais que fizeram parte do elenco, enfim é demais! E o bom é que você vai no seu ritmo, tirando quantas fotos quiser. Nós levamos mais de 4 horas para ver tudo.

No final tem uma loja bem grande com muitas coisas para vender.

Selecionei algumas fotos, mas ainda ficaram muitas!

armario harry potter
O quarto do Harry do primeiro filme
harry potter
Figurinos no salão principal
mesa baile de inverno
É muito legal que tudo tem a explicação de como foi feito e fotos das cenas.
harry potter
Essa era a parte das perucas e maquiagens. Nesse potinho branco da frente está escrito “Harry Scar” (cicatriz do Harry)!
batalha de hogwarts
As roupas usadas no dia da Batalha de Hogwarts, uma novinha do antes e uma toda estraçalhada do depois.
varinhas
As varinhas dos principais personagens. A branca é a do Voldermort e a em cima bem no meio é a Varinha das Varinhas.
capa de invisibilidade
A capa de invisibilidade, esse verde é o Chroma Key para colocar o efeito invisível no vídeo.
As Horcruxes
As Horcruxes
snap sala
A sala de Poções do Snape
Essa é a parte que eu mais achei legal. Aquela cena do último filme, na Mansão dos Malfoy.
Essa é a parte que eu mais achei legal. Aquela cena do último filme, na Mansão dos Malfoy.
O tapete da casa dos Black
O tapete da casa dos Black
A Toca
A Toca
harry potter gringotes
A galera de Gringotes.
Sala e figurinos da Umbridge
Sala e figurinos da Umbridge
A casa dos Dursley
A casa dos Dursley
lobo animatronico
Animatrônicos, tem vários desses
batilda harry potter
Olha que horrível essa Batilda, naquela cena do último filme que ela está morta
plantas
Os projetos dos cenários e objetos
Expresso de Hogwarts
Expresso de Hogwarts
O Beco Diagonal
O Beco Diagonal
Esse foi o castelo usado para as filmagens externas. Tem uma explicação sobre como fizeram e uma TVs mostrando como os efeitos foram colocados.
Esse foi o castelo usado para as filmagens externas. Tem uma explicação sobre como fizeram e uma TVs mostrando como os efeitos foram colocados.
O último figurino usado :(
O último figurino usado :(
harry potter loja
A loja da saída.

Mais sobre Londres nesse post e o nosso roteiro nesse post. Já estou escrevendo sobre os outros passeios na cidade. 😉

(O post com TODOS os nossos gastos na Europa já está quase pronto. Já tem Londres e Paris.)

Você também pode gostar de

3 comentários em “Tour no estúdio onde foi gravado Harry Potter na Inglaterra

Deixe uma resposta