Pressione ESC para fechar

O que fazer em São Paulo – Dicas de atrações para um dia na cidade

Last Updated on 11 de junho de 2024 by @thaiskw

Nesse mês de abril eu estive em São Paulo para o Seminário da ABBV e em um dos dias fizemos um passeio pela cidade junto com o Turismo da Prefeitura de São Paulo. Foi um dia incrível, onde conheci lugares novos e que me surpreenderam muito: o Museu da Imigração, o restaurante Casa de Francisca, o Edifício Martinelli e a Catedral da Sé (onde fizemos o tour, foi inesquecível!). Nesse post vou contar os detalhes e informações sobre cada um desses lugares:

Museu da Imigração

Começamos o dia indo para o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, que foi uma hospedaria de imigrantes que chegaram do mundo inteiro entre os anos de 1887 e 1978. É um lugar com MUITA informação e interessantíssimo de conhecer, por isso fiz um post completo, aqui nesse link.

No Museu é possível ver móveis, objetos e documentos de todo tipo dos milhões de imigrantes que passaram por aqui.

No final tomamos esse café da manhã incrível que está disponível sob encomenda nos finais de semana.

Museu da Imigração
R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca
De terça a sábado, das 09h às 18h. Domingo, das 10h às 18h. (Bilheteria até as 17h).
Entrada: R$ 16
Cesta de Café da Manhã disponível sob reserva nos finais de semana com a cafeteria o Museu.

Casa de Francisca

A Casa de Francisca fica no Palacete Teresa, um patrimônio histórico e cultural de São Paulo. Foi aqui a primeira loja de instrumentos musicais da cidade, a Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitale e a Rádio Record na era ouro de rádio. Por isso era conhecida como a esquina musical de São Paulo. Até hoje essa veia cultural é preservada, o ambiente é lindo e alegre com várias referências à música e nos finais de tarde tem apresentações! A comida também estava deliciosa. A dica é chegar cedo, pois pode ter espera para sentar no almoço.

Olha que ambiente lindo!

No local também tem um cine teatro no porão e no Largo uma programação musical especial, com apresentações e rodas de samba no bar que é voltado para a rua. Você pode conferir toda a programação aqui nesse link.

A inspiração musical é sempre presente.

Casa de Francisca
Confira no site e no instagram a programação de shows, sambas e filmes. 🙂
R. Quintino Bocaiúva, 22 
Terça a sexta : 11h30 às 15h e 19h30 a 1h | Sábado: 20h a 01h
Almoço e Música : Sábados/Domingos/Feriados em duas sessões (12h e 15h) – reservas no site
Largo Terça a domingo à partir das 12h
Porão – Acompanhe programação no site

Edifício Martinelli

Depois do almoço na Casa de Francisca, fomos caminhando para o Edifício Martinelli, que está aberto para visitação para comemorar os 100 anos do início da construção e depois entra em reforma e deve reabrir no início de 2026. O prédio, que já foi considerado o mais alto da América Latina, tem 130m de altura e 30 andares.

Lá tivemos um tour guiado cheio de história e curiosidades do Edifício idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli. Fomos guiados pelo Cabral, que trabalha há anos no local, que começou como porteiro e hoje é historiador e Relações Públicas do Edifício e pelo Fábio um dos responsáveis pela concessão e nos contou os planos para o futuro com a reforma. Foi muito legal e a vista de lá é maravilhosa!

Edifício Martinelli
Avenida São João, 35
Visitas guiadas gratuitas por tempo limitado e estão concorridíssimos. Mais informações no Instagram do Edifício Martinelli e do Turimo da Prefeitura de São Paulo.

Catedral da Sé

Nossa última parada do dia foi a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida como a Catedral da Sé! Você sabia que é possível fazer um tour guiado e conhecer toda a história, passear por vários locais, como os sinos, a cripta, ver o órgão de mais de 10 mil tubos e muito mais? Esse passeio é riquíssimo, aprendi muito sobre a história da Catedral e de São Paulo, com informações de arquitetura e até sociologia, além de muitas curiosidades. Eu amei muito e recomendo que todo mundo um dia conheça a Catedral toda por dentro. Os tours acontecem diariamente e você pode comprar seu ingresso nesse link.

Além disso, a Catedral tem um brunch em finais de semanas alternados que já inclui o tour no pacote. Em breve um post completo sobre esse passeio.

Catedral da Sé
Praça da Sé – Sé
Visitas guiadas de segunda a sexta às 14h00. Sábados às 9h45 e aos domingos (os dias que não tem Brunch) 12h30 e 14h00.
Ingresso da visita guiada: R$ 60.
Também é possível fazer o tour junto com o Brunch, recomendadíssimo, que acontece em finais de semanas alternados.

A prefeitura de São Paulo tem uma iniciativa chamada Vai de Roteiro, com 16 tours guiados e gratuitos em São Paulo e o Museu da Imigração e o Edifício Martinelli estão entre eles (os ingressos das atrações pagantes não estão incluídos). Para participar, consulte dias e horários e faça sua reserva seguindo as informações desse link.

Agradecimento especial para o Turismo da Prefeitura de São Paulo que viabilizou e realizou esses passeios com a ABBV, e aos guias Dani, Genibaldo e Élen que acompanharam nosso dia perfeito. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *