Em menos de duas semanas começa mais uma Oktoberfest em Blumenau! Essa é uma das maiores do mundo (perde só pra original, em Munique) e chega a sua 34ª edição entre dias 4 a 22 de Outubro!
Na verdade estou atualizando o post do ano passado, só mudando as informações. 😉
É como se a Alemanha fosse aqui (ainda que eu não conheça a Alemanha, haha)! Tem muita comida boa (típica alemã principalmente), muita música, dança e tradição. A energia e alegria são incríveis e só estando lá para entender o tamanho da animação. É uma festa bem família e até certo horário tem muitas crianças por lá. É também tranquila, em todos esses anos, não lembro de ter visto nenhuma briga ou confusão.
Tem uma praça de alimentação bem grande onde tem todo o tipo de comida típica alemã. As mais famosas são batata recheada, marreco recheado, pato, bratwrust (linguiça) e mais um monte de coisa que eu não sei o que é, mas é uma ótima oportunidade pra você experimentar pratos diferentes. Nos anos anteriores os preços eram tabelados, acredito que esse ano também seja. E claro, tem as comidas mais conhecidas, como crepe, hambúrguer e cachorro quente.
Como chegar
Blumenau fica a cerca de 140km de Florianópolis, 54km do aeroporto de Navegantes e pouco mais de 200 km de Curitiba. Durante os dias da festa, muitas excursões de várias cidades chegam por lá, é só buscar nos grupos do Facebook que você já encontra vários.
A festa acontece nos pavilhões do Parque da Vila Germânica, que fica no Bairro da Velha.
[intergeo id=”AMwEzM”][/intergeo]
Onde ficar
A má notícia é essa, a cidade enche tanto que fica difícil encontrar hospedagem. Ainda há algumas (poucas) opções dependendo da data escolhida. Outra opção é a de hospedagem alternativa, com pessoas alugando sua casa/quarto no Airbnb (que já olhei e também não tem muitas opções :/)
(Minha dica é que caso você esteja vindo de outro estado, tente separar pelo menos uma semana para dar uma voltinha em SC, dá pra conhecer melhor a região de Blumenau, Pomerode, Nova Trento e também o litoral, como Balneário Camboriú e Florianópolis. Nosso estado é lindo e cheio de atrações 😉
Quanto custa
O parque Vila Germânica (onde acontece a festa) tem lotação limitada, por isso é importante que você compre com antecedência para não correr o risco de ficar sem. 😉 Os ingressos podem ser comprados no site da Blueticket e não precisam ser impressos nem trocados lá, você só mostra o código de barras na bilheteria e entra.
Outra dica, no primeiro portão costuma ter fila, mas se você continuar para os portões seguintes, o 2 e o 3, não costumam ter filas e são cobertos.
De terça à sexta a cobrança do ingresso começa após às 18h. No feriado (12/10), sábados e domingos a cobrança começa após às 13h. Se a pessoa sair e voltar após esse horário, será cobrada.
A única coisa ruim, mas inevitável é o banheiro feminino. Mas existem vários e apesar de algumas filas serem gigantescas, elas andam bem rápido. Outra dica é que nos fundos da praça de alimentação tem um lounge feminino com vários banheiros. As vezes que eu fui lá não peguei fila, mas é longe dependendo do setor que você estiver.
Entrada usando trajes típicos:
Entrar no parque usando trajes típicos pode garantir meia-entrada ou gratuidade do ingresso. Mas eles são rigorosos, por isso, consulte o link acima para ver o que pode e o que não pode na vestimenta.
Desfile
Durante a festa, uma das principais atrações é o Desfile na rua XV de Novembro, com a realeza da festa, trajes típicos, bandas e grupos folclóricos. Como eu sempre fui de excursão, nunca cheguei a tempo para os desfiles, somente para a festa :p, mas esse ano está nos planos. Confira os horários:
4 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30.
7 de Outubro – Sábado, às 16h.
11 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30.
14 de Outubro – Sábado, às 16h.
18 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30.
21 de Outubro – Sábado, às 16h.
O Viajapinha é parceiro do Booking, por isso, ao fazer a reserva da sua hospedagem por um de nossos links, você me ajuda a manter o blog, pois ganhamos uma pequena comissão, e você não paga a mais por isso:
Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…
Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…
Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…
Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…
Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…
As principais dicas e informações para quem está indo pela primeira vez a Santiago, no…