Europa

Portugal e Espanha em uma viagem – tudo o que você precisa saber antes de ir

Em janeiro desse ano de 2022, depois de quase 3 anos, fiz uma viagem internacional.

O destino escolhido foi Portugal com uma passadinha na Espanha. O motivo dessa escolha foi uma promoção de passagem aérea em março de 2021, quando o que predominava era a incerteza quanto à abertura das fronteiras e tudo ainda estava bem caótico. Foi minha primeira vez em Portugal e segunda viagem à Espanha (conhecia apenas Barcelona).

[Confira o roteiro completo dessa viagem entre Portugal e Espanha de carro]

[2, 3 ou 4 dias em Porto – roteiro]

[Confira aqui o post com os custos totais dessa viagem]

Seguro viagem para viagem para Europa

Seguro saúde ou seguro viagem sempre foi imprescindível em todas as minhas viagens para o exterior. Em tempos de pandemia eles se fizeram ainda mais necessários. Ainda que a maioria dos cartões de crédito ofereça alguma cobertura, se você fizer por eles leia muito atentamente tudo o que é coberto. Eu preferi contratar um separado mesmo assim e pagando cobertura adicional para gastos com covid. O nosso cobria inclusive gastos caso alguém positivasse e precisasse ficar mais alguns dias por lá (hotel, remarcação de voo etc). Com ou sem pandemia, nunca viaje sem ter um bom seguro. Você pode cotar o seu seguro com a Real Seguro Viagens nesse link.

Padrão dos Descobrimentos

Melhor época para viajar para Portugal e Espanha

Como trabalhadora CLT desse Brasil que tem só 30 dias por ano pra viajar, acredito que a melhor época é quando você pode ir, haha. Fui no inverno, período considerado chuvoso, mas nesses nossos 15 dias por lá pegamos somente um dia com chuva e vento (e foi um dia de deslocamento, então pouco prejuízo de passeios), os demais foram de muito sol e um céu sem nuvens com um friozinho agradável. Portugal e o sul da Espanha tem inverno bem ameno, então a preocupação era somente com a chuva mesmo. Nos falaram que o sul da Espanha (junho-agosto) tem um verão muito quente, do tipo que é melhor evitar. Acredito que entre primavera e outono devam ser as épocas ideais para quem pode escolher. (com a observação de que eu amei muito o clima vazio e de inverno do Algarve, voltaria de novo em janeiro, sério, olhem pelas fotos que luz maravilhosa!)

Algarve, Málaga e cidades de praia tem a alta temporada no verão europeu, entre julho e agosto, por isso podem ser mais caras e tenham mais necessidade de planejamento para hospedagens e passeios.

Lagos, Algarve – Janeiro/2022

[Confira aqui o nosso apartamento em Porto] (o meu preferido de todos)

Aluguel de carro em Portugal

Isso depende de muitas coisas. Para nós valeu a pena porque: éramos em cinco pessoas (ajuda muito a baixar o custo), íamos conhecer muitas cidades diferentes, queríamos flexibilidade de onde e quando parar.

O aluguel do carro em si não foi muito caro, cerca de 160 euros por 10 dias, mas pegamos em devolvemos no mesmo local, Lisboa. Se devolver em outro país o valor sobe bastante. O que fez subir o valor do carro foram os pedágios e estacionamentos. Também tem o valor do seguro, que é indispensável né? Porém aqui usamos o do cartão de crédito, confira se o seu tem benefícios.

Outra coisa é que tinham poucas opções de carro automático e quando tinham eram mais do que o dobro de um carro manual. Se você não tem costume de carro manual, leve isso em conta ao alugar, até porque muitas cidades, como Porto e Lisboa, tem muitos morros.

E mais dois pontos: tem muitos pedágios, se for fazer o mesmo roteiro, reserve mais 100 euros com essa despesa e também que os estacionamentos nas cidades maiores são bem caros. Em Lisboa não precisamos porque devolvemos quando chegamos, mas chegava a 20 euros por dia. Na Espanha, em Sevilha e Málaga foi mais de 28 euros por dia!

Tem passeios que são melhores/mais cômodos feitos com tours, alugando ou não carro. Para isso, indico meus parceiros da Civitatis. Você pode conferir mais nesse link (inclusive o Caminito del Rey, campeão de pedido de indicações de tour aqui no blog).

Quantos dias para uma viagem em Portugal? E Portugal e Espanha na mesma viagem?

Se você tiver 10 dias ou menos e não conhece Portugal, minha sugestão é ficar só por lá. Contando 5 dias inteiros em Lisboa e arredores (tem vários bate-volta a partir daqui, como Sintra e Cascais), um ou dois dias para deslocamento, podendo parar em Óbidos, Nazaré, Peniche, Batalha ou Fátima e quatro dias em Porto, também considerando fazer bate-volta a partir daqui, como o Vale do Douro e Guimarães e Braga.

Se você tiver mais de 10 dias, dependendo dá para ir para o Algarve ou para a região do Alentejo.

Na minha, nós tínhamos 15 dias e o sonho de conhecer a região de Andaluzia no sul da Espanha. Foi corrido, mas valeu muito a pena. Adianto que pra quem tem disposição pra andar muito, o roteiro ficou perfeito (modéstia a parte, haha). Lá no meu Instagram tem os destaques de todos os nossos dias, mas logo eu posto esse roteiro maravilhoso por aqui.

Setenil de las Bodegas, Espanha – janeiro/2022

Chip de celular na Europa

Assim que chegamos no aeroporto de Lisboa fui na loja da Vodafone e comprei um chip por 20 euros, era um pacote para turista e durava 30 dias, mas podíamos recarregar se acabassem os dados. Tinha 10GB de internet, ligações (não tenho certeza de quanto, só usei a internet mesmo) e 30 minutos de ligações para o Brasil. Para mim foi indispensável ter internet, pois usávamos como mapa/gps, para encontrar lugares para comer nas cidades onde íamos parando e para fazer contato com os donos de apartamento que alugamos.

[Na época dessa viagem eu ainda não era parceira da SimPremium, mas se você prefere garantir sua internet e chegar no destino conectado, clique aqui e use o cupom viajapinha  para 20% de desconto no seu chip].

Na Espanha o mesmo chip funcionou normalmente. Só recebi uma mensagem quando cruzamos a fronteira avisando que eu tinha mudado de país mas que poderia continuar usando o celular normalmente e nada mais.

Que eu me lembra, essas foram as principais dúvidas que recebi enquanto estava viajando. Aos poucos vou atualizando com o roteiro geral, roteiro entre as cidades e os custos da viagem e onde nos hospedamos (essas duas últimas sim foram as perguntas número 1!).

O Viajapinha é afiliado do Booking. Reservando pelos links presentes no blog eu ganho uma pequena comissão e você não paga a mais por isso.

Fiz alguns vídeos nessa viagem (perdoem a blogueira sem experiência em Youtube, kkk). Vou deixar aqui embaixo o de Porto e os outros você confere lá no canal 😉

@thaiskw

View Comments

  • Quero fazer Espanha e Portugal, da Espanha conheço Madrid e Barcelona e de Portugal só não conheço o Alentejo. Sugestões de roteiro para o período de julho

  • Quero fazer Espanha e Portugal, da Espanha conheço Madrid e Barcelona e de Portugal só não conheço o Alentejo. Sugestões de roteiro para o período de julho

Recent Posts

Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para a Disney em Orlando

Dicas e informações para planejar sua primeira viagem para a Disney em Orlando: onde ficar,…

7 horas ago

O que fazer na Serra Catarinense – Roteiro em Lages, SC

Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…

2 meses ago

Roteiro em Ametista do Sul, RS – O que fazer, onde se hospedar e principais atrações

Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…

4 meses ago

O que fazer em São Paulo – Dicas de atrações para um dia na cidade

Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…

7 meses ago

Museu da Imigração do Estado de São Paulo – O que é e como visitar

Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…

7 meses ago

Roteiro de 6, 7 ou 8 dias em Santiago no Chile – o que fazer?

Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…

9 meses ago