Roteiro de 15 dias entre Portugal e sul da Espanha, bem detalhado nesse post:
Eu nunca havia ido para Portugal e na Espanha conhecia apenas Barcelona. Dessa vez, o roteiro teria como destino o sul, na região de Andaluzia que estava nas minha listinha de lugares dos sonhos (e não decepcionou, é realmente incrível). Nesse post vou contar tudo sobre esse roteiro de carro entre Portugal e Espanha que fizemos em janeiro de 2022. Como você vai ver pelas fotos, pegamos dias lindos e ensolarados, que fez dessa viagem ainda mais perfeita. (Aliás, se você não me acompanha no Instagram, a viagem inteirinha está nos destaques 🙂
Como recebi muitos pedidos por lá, vou deixar os links dos nossos apartamentos que ficamos. Os links estão em cada cidade aqui nesse post. Foram todos reservados pelo Booking, pois a política do Airbnb de cancelamento era menos flexível em hospedagens canceláveis e depois da pandemia, isso se tornou indispensável para meu planejamento de viagens.
Estradas tranquilas e lindas paisagens encheram nossos dias de viagem e vou contar como foi nosso roteiro de 15 dias de carro entre as cidades e depois faço posts completos sobre cada uma (as que não terão posts eu detalho aqui mesmo):
[Confira aqui o post com os custos totais dessa viagem]
Chegamos bem cedo pelo Aeroporto de Lisboa e lá mesmo que pegamos o carro, que já estava reservado. (Busque por reservas com cancelamento gratuito. Pela RentCars no link, você reserva sem IOF).
Antes das 9h da manhã já estávamos no carro em direção à Óbidos, a vila medieval que fica a cerca de 1h de Lisboa.
Passeamos algumas poucas horas por Óbidos e tomamos só um café para segurar até a hora do almoço. Como chegamos cedo, a vila estava bem vazia e apesar do frio, estava muito gostoso de passear. Umas duas horas depois, pegamos o carro e fomos para a próxima cidade: Nazaré, na esperança de ver as ondas gigantes (estávamos em janeiro e as chances eram grandes, mas vimos na previsão que elas não aconteceriam nesse final de semana), mas almoçamos e demos uma voltinha pela cidade. 🙂 O restaurante que almoçamos era muito ruim, haha, por isso nem vou deixar a indicação.
Por volta das 15h, o cansaço de ter passado a noite anterior viajando estava querendo começar a chegar, então pegamos a estrada para o nosso destino final do dia: Porto. São cerca de duas horas até lá em estradas excelentes. Chegamos no finalzinho da tarde, com o sol se pondo.
Se você quiser chegar em Portugal já com internet, pode garantir o seu chip com a minha parceira SimPremium. Use o cupom viajapinha pra ter 20% de desconto. 🙂
O primeiro vídeo com Óbidos e Nazaré está no ar:
Roteiro completo e detalhado para 2, 3 ou 4 dias em Porto.
[Confira aqui o nosso apartamento em Porto] (o meu preferido de todos)
Continuando nosso roteiro de carro entre Portugal e a Espanha, o vídeo de Porto também está no ar, mas recomendo o post super detalhado na cidade, no link. 🙂
Em Porto aproveitamos a manhã para ir até a Foz do Douro (onde o rio se encontra com o mar) e ao Museu Serralves, de arte contemporânea (onde também almoçamos).
Logo depois do almoço pegamos a estrada rumo ao segundo destino do dia: Aveiro. Eu queria muito dar uma olhada pelos canais, dessa cidade que é conhecida como Veneza Portuguesa e eu queria ter tido mais tempo por ali. Mas deu tempo de experimentar o Ovos Moles, doce típico local. Custa um euro cada, mas não gostei muito, haha. Tem gosto de um creme de ovo envolto de uma massinha que parece uma hóstia, mas valeu experimentar.
Para andar nessas gôndolas, chamadas de moliceiro, custava 13 euros por pessoa (mas a maioria oferecia descont0). Eu não fazia muita questão então guardei esse dinheiro e não fomos.
Depois paramos na cidade de Pombal. Lá tem um castelo, mas não achei imperdível, acredito que tenham outros mais legais pelo caminho. Mas a entrada era gratuita e não tinha ninguém por lá a não ser a pessoa que cuidava. Esse castelo é do ano de 1156 e foi um dos primeiros construído pelos Templários em Portugal. Tinha a função de proteger a cidade de Coimbra, que fica ali perto e tem visibilidade do alto do castelo.
Antes de começar a anoitecer fomos para Fátima, cidade onde passaríamos essa noite. Deu tempo de ir para a Basílica e ver ela no pôr-do-sol, ficou uma imagem linda. O Santuário estava bem vazio e essa foi uma das noites mais frias que pegamos. Como a cidade estava bem deserta, muitos lugares estavam fechados, então demoramos pra encontrar um lugar aberto para comer e acabamos jantando no nosso hotel, que tinha um restaurante e os pratos eram bem baratos (minha sopa foi 3 euros e os outros pratos eram cerca de 7 euros). O hotel era bem antiguinho, mas o preço foi ótimo e ficava a poucos passos do Santuário. Tem outras opções parecidas e com preço amigável, como esse que pelas fotos é quase igual ao que ficamos, rs.
Continuando nosso roteiro, esse foi o dia de acordarmos em Portugal e irmos dormir na Espanha. De manhã cedo, ainda em Fátima, passamos novamente pelo Santuário (ficava quase ao lado do nosso hotel) e depois pegamos o carro e fomos para vila de Aljustrel, onde ficavam as casas dos pastorinhos, a casa da Lucia fica bem próxima da casa de Jacinta e Francisco e também do poço onde o Anjo apareceu em uma das vezes, no terreno da casa da Lucia. É possível fazer outros passeios relacionados à aparição próximos dali, mas nós não fizemos, seguimos viagem.
A segunda parada do dia foi já para o almoço, escolhemos parar em Évora na região do Alentejo. Essa região é famosa pelas vinícolas e é a maior de Portugal em território. Coloque no GPS a rua Alcarcova de Baixo ou 5 de outubro, que são as ruas onde ficam a maioria dos restaurantes e estacione perto, essas ruas não passam carros. Fizemos isso e passeamos a pé. Fomos na praça principal onde fica a igreja e almoçamos no restaurante O Antão, que fica na rua ao lado da igreja da praça do Giraldo e a comida estava bem gostosa.
De lá, aproveitamos pra dar uma volta na cidade (que merece bem mais tempo do que ficamos). Fomos para o Templo Romano (do século I d.C., de quando a península Ibérica estava sob dominação dos romanos) e para a Catedral da Sé de Évora, também datada de 1156 e a maior igreja medieval da Europa.
Foi uma passagem rápida, mas valeu a pena. A cidade também tem uma Capela dos Ossos, mas não fomos porque tínhamos horário para chegar no apartamento em Sevilha e a viagem deu quase 4 horas de distância.
O roteiro está no ar, só clicar no link. Mas já adianto que me surpreendi positivamente, que cidade incrível! <3
[Confira aqui nosso apartamento em Sevilha]
Esse dia era pra ser bem cheio, mas tivemos uma pequena mudança de planos pelo caminho. Saímos bem cedo de Sevilha e nossa primeira parada foi em Ronda, para vermos o Tajo, o cartão postal abaixo:
Mas o dia estava com muito muito vento e muito frio, então não conseguimos ficar muito tempo (e também estávamos um pouco preocupados se podíamos ter deixado o carro onde deixamos, haha). Tiramos algumas fotos mas não chegamos a descer (pagava 2,50 euros).
A segunda cidade era uma que estava na minha lista de vida, uma cidade encrustada embaixo de uma pedra, Setenil de las Bodegas. Não decepcionou em nada! Essa era para ter sido também uma parada rápida, porque tínhamos um passeio agendado em outra cidade, mas pouco antes de chegarmos recebi uma mensagem que o passeio havia sido cancelado por causa das condições climáticas (leia-se vento, que quando muito forte, fecha o passeio). Então almoçamos por lá e caminhamos com calma. O restaurante que escolhemos foi o Bar Frasquito, bem indicado no TripAdvisor, mas achamos um pouco mais caro do que estávamos vendo até então.
Depois do almoço, com nosso passeio cancelado, seguimos para Málaga, onde tínhamos um apartamento reservado para as próximas noites.
[Confira aqui nosso apartamento em Málaga]
O post completo sobre o Caminito del Rey, (um dos melhores passeios da vida) no link. ;).
Voltamos do Caminito por volta das 14h, então almoçamos e exploramos um pouco mais de Málaga (cansados porque acordamos cedo e fizemos uma trilha).
Nesse dia, saímos cedinho de Málaga e fomos em direção a Gilbratar, território britânico no sul da Espanha. O Estreito de Gibraltar, espaço que separa a Espanha do continente africano tem pouco menos de 14km. Ou seja, se tivéssemos tempo (e não tivessem as restrições de fronteira pelo Covid), poderíamos até dar uma passadinha no Marrocos :). Porém esse foi o único dia de tempo feio de toda a viagem, o que atrapalhou um pouco os planos. Chegamos em Gibraltar e a situação era de MUITO vento, garoa e frio. A pedra, ponto turístico onde poderíamos subir para ter uma vista panorâmica estava totalmente encoberta. Para entrar no território inglês, precisamos apresentar o passaporte e fazer a imigração como em qualquer outro país. Estacionamos antes da fronteira (tem um estacionamento bem ao lado do controle) e passamos a pé. Uma coisa que valeu muito foi ver como funciona o aeroporto, bem na entrada da cidade e no meio. Tinha um voo para decolar, eles fecharam a rua e ficamos esperando o avião passar. Foi muito legal, nunca vi nada parecido. Depois que o voo partiu, abriram a passagem e todos transitam pela pista:
Passeamos pela cidade chuvosa, mas sem poder subir a pedra não nos demoramos. Uma hora depois já fomos em direção ao Algarve, onde passaríamos a noite seguinte. Nossa parada para o almoço foi em Jerez de la Frontera, cidade conhecida pelo vinho fortificado (um equivalente ao vinho do Porto, mas com uma preparação um pouco diferente).
Aqui vai merecer um post separado, que sai em seguida. Anoitecemos já em Lisboa.
Confira o post completo sobre nosso roteiro de 4 dias em Lisboa aqui.
[Confira aqui nosso apartamento em Lisboa]
Nesse dia fizemos um bate-volta para Sintra, cidade próxima de Lisboa e voltamos já no final do dia. Passeio incrível que já está nesse post com todos os detalhes. 🙂
Post completo aqui nesse link: Roteiro de 4 dias em Lisboa.
E também o vídeo (mas confesso que o post sempre fica melhor e mais detalhado):
Aqui foi a hora de voltar e não teve nenhuma programação porque nosso voo saía às 9h da manhã, então foi dia de madrugar. Fim do nosso (modéstia a parte, haha) roteiro perfeito entre Portugal e Espanha.
–
O Viajapinha é afiliado do Booking. Reservando pelos links presentes no blog eu ganho uma pequena comissão e você não paga a mais por isso.
Dicas e informações para planejar sua primeira viagem para a Disney em Orlando: onde ficar,…
Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…
Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…
Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…
Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…
Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…
View Comments
Boa tarde Thais. Tudo certo? Faremos essa viagem Portugal x Espanha no final de janeiro de 2024. Chegaremos em Lisboa e faremos o roteiro de carro também. Li seu post e tirei algumas dúvidas. Porém fiquei com 3 dúvidas ainda: 1. Quanto ao controle de fronteira? Tem algum controle na travessia de um país para o outro? (Passaporte, imigração,...)? 2. Quanto ao pedágio, como vcs pagaram? 3. Vi que vcs foram em janeiro também. Como é o tempo nesse período (chuva, sol e frio) nesses dois países? Agradeço pelas informações. Um abraço.
Oi Thiago, tudo bem e com você?
Que legal, foi uma viagem incrível esse trajeto de carro, nós amamos muito! Sobre suas dúvidas:
- Pelo caminho que fizemos, não tinha nenhum tipo de controle de fronteira, só percebemos que mudou o país porque recebemos um SMS no celular e porque mudaram as línguas das placas, kkk.
- O pedágio pagamos todos com o cartão global da C6 em euros (foi um ótimo cartão, aceito em 100% dos lugares nessa viagem :) - vim pra editar essa informação, haha. Na verdade, a empresa que alugou o carro deixou uma taf do tipo da 'sem parar' com um depósito nosso de 100 euros. no mês seguinte nos devolveram a diferença.
- O clima foi ótimo, só pegamos chuva no dia de Gibraltar, nos outros foi sol. Estava friozinho, mas daquele gostoso, entre 10 e 15 graus.
Depois dá uma olhada nos destaques da viagem no instagram que dá pra ter uma ideia melhor do clima.
No mais, aproveitem muito e se eu puder ajudar, só perguntar :)
Abraços
Parabéns pelo post! Pretendo fazer um roteiro parecido no próximo ano, minha pergunta é em relação ao carro, teve que pagar alguma taxa específica ou alguma autorização para cruzar a fronteira com o carro alugado? Obrigado.
Oi Marcelo, tudo bem?
Não tivemos que pagar nada no caminho que fizemos, não tinha nenhum controle de fronteira.
Mas pegamos e devolvemos o carro no mesmo país, se pegássemos em Portugal para devolver na Espanha, teriam taxas sim.
Boa viagem pra vocês e um abraço :)
Olá!! Excelente roteiro.
Vou ficar 30 dias e optei pelo Roteiro Portugal / Espanha de carro tambem.
Minha duvida é sobre estacionar o carro nos grandes centros. Diversos vídeos falam sobre o caos de encontrar um lugar para estacionar/valores entre outros perrengues (transito, etc)
Você achou tranquilo nesse sentido?
E quanto à locadora, alguma indicação para evitar complicações?
Obrigada ;)
Oi xará, tudo bem?
Sim, estacionar o carro foi a pior parte, haha. Mas nas cidades grandes nós não usávamos, deixamos em um estacionamento durante o período (e eram caros, alguns chegaram a 30 euros a diária), mas foi a melhor solução, porque realmente achamos complicado circular de carro por lá. Andamos muito a pé e usamos um pouco de transporte público, o carro acabou sendo só para deslocamento entre as cidades mesmo. :)
Quanto à locadora, usamos a Guerin pelo Rent Cars e não tivemos nenhum problema, mas para garantir, pagamos todos os seguros.
Boa viagem, aproveite. :)