Europa

2019 em Berlim e Viena – Novidades, atrações e eventos

Nessa semana fui convidada pelo turismo de Berlim e de Viena para um almoço aqui em Florianópolis, onde foram apresentadas as novidades dessas duas cidades, especialmente sobre os eventos, inaugurações e atrações especiais entre 2019 e 2020. Fiquei muuuito feliz com esse convite e com muita vontade de conhecer de perto essas duas cidades, saí de lá encantada, de verdade. Elas já estavam nos planos, e agora serão priorizadas, haha. (Já que eu ainda não conheço essas cidades, as fotos usadas desse post são deles, vou deixar na legenda). 😉

Novidades em Berlim

Berlim é uma cidade multicultural, considerada uma capital de liberdade, história, tendências, cultura e dos eventos e entretenimento 24 horas.

Brandenburger_Tor©visitBerlin_Philip Koschel

A cidade foi apresentada Christian Tanzler, super simpático, que contou todas as novidades e especialmente os eventos que irão acontecer no ano de 2019 e as principais celebrações:

  • 30 anos da queda do Muro de Berlim: no dia 9 de novembro será comemorado como o dia que marcou a reunificação da Alemanha e da democracia;
  • 100 anos de Bauhaus: Em 2019, marca 100 que Bauhaus foi fundada, a data será celebrada no mundo todo e em Berlim não poderia ser diferente. Para comemorar, serão centenas de eventos durante o ano, entre exposições, exibições, tours e muitas outras atividades. Você pode conferir tudo nesse link.
  • Berlin’s New Cultural Heart, com a abertura do Humboldt Fórum em novembro desse ano;
  • Inauguração da James Simon Galerie em julho;
  • Inauguração do Futurium em setembro, que é ao mesmo tempo um espaço interativo, museu, laboratório e fórum do futuro. Será um espaço dedicado à discussão do futuro, em quais os desafios e oportunidades nos espera? Como a ciência e a tecnologia podem ajudar nesse desenvolvimento? Eu achei esse lugar sensacional e fiquei muito curiosa para conhecer.

Panorama©visitBerlin_Schramm

Gastronomia em Berlim

Ele citou a inauguração de novos restaurantes e porque eles foram destacados:

Show

  • Vivid: É um show com luzes, projeções, malabarismos e muitas cores. Nesse site tem mais informações de ingressos (começa em 19,80 euros) e também o trailer do show.

Vivid – Foto do site

Compras

Premium Shopping at KaDeWe: Kaufhaus des Westens ou somente KadeWe foi fundada em 1907 e é hoje a segunda maior loja de departamento da Europa. Em 1943 a loja foi destruída durante a Segunda Guerra, mas suas reconstrução começou em 1950. Agora em 2019, será finalizado seu novo design, obra do arquiteto Rem Kolhaas.

Aplicativo About Berlin

Baixei esse app e achei sensacional! Você pode navegar tanto pelos Tours sugeridos, como pelo mapa, que vai mostrando cada atração. É leve e fácil de usar, mesmo sem estar em Berlim eu estou mexendo super curiosa, haha.


Novidades em Viena

Já a apresentação de Viena, ficou por conta do Florian Wiesinger, representante do turismo de Viena. Eu tinha lido na semana anterior ao evento que Viena tinha sido eleita a cidade com melhor qualidade de vida no mundo pela décima vez consecutiva. O quanto uma cidade assim deve ser maravilhosa?

50401 © WienTourismus Christian Stemper_Legend Danube

Ele contou várias novidades sobre a cidade, com destaque para:

150 anos da Vienna State Opera – Wiener Staatsoper – Uma das óperas mais famosas do mundo, completa 150 anos em 2019 e a data será comemorada com 9 estreias. O destaque é para a apresentação “Die Frau ohne Schatten” – A mulher sem sombra, no dia 25 de maio, exatamente no aniversário da companhia. No dia 26 de maio a celebração continua com apresentações nos arredores da ópera, inclusive de balé e outras surpresas.

© WienTourismus-Christian Stemper_Opera del Estado

Europride: Pela segunda vez a Europride acontecerá em Viena. Haverá uma programação especial, com festas e eventos de informação, promovendo discussão, igualdade e tolerância. Entre os eventos, terá a corrida Europride, eventos em praias, museus, cinemas e muitos outros (no link tem toda a programação). O Europride acontece entre os dias 1 e 16 de Junho e espera-se mais de um milhão de visitantes.

50529 Rainbow Parade at Rathausplatz © WienTourismus-Paul Bauer

100 anos da Red Vienna: O período entre 1919 e 1934 é conhecido como Viena Vermelha, quando a cidade foi governada pelos social democratas e teve várias conquistas no período, que continuam a influenciar a cidade até hoje. A principal delas foi a construção das habitações populares no período pós Primeira Guerra, além de reformas de saúde e educação que foram implementadas. Durante esse ano o Wien Museum terá uma exposição especial dedicada ao Red Vienna, no MUSA no City Hall.

Red Vienna at Waschsalon Museum © Ingo Pertramer

Atrações para crianças: A fala de Florian deu destaque também em como a cidade conta com muitas atrações para crianças, sendo um bom destino de férias para toda a família. Tem parques, parques aquáticos, águas termais, muuuitos tipos de museus infantis, fazenda, planetário, além de música e teatro.

Genuss-Festival 

Entre os dias 10 e 12 de maio, no parque Stadtpark acontece um final de semana de degustação culinária. Mais de 190 produtores montam suas tendas oferecendo o que a de melhor da Áustria em alimentos.

Genussfestival © SebastianToth-2-24_k

Ludwig Van Restaurant

Foi onde esse restaurante está localizado que Beethoven morava e além de tudo está no guia Michelin, não tem como ser ruim, haha.

Sigmund Freud Museum está fechado para reforma e ampliação desde 4 de março e reabrirá em maio de 2020. Nesse período, as exposições ficarão no Berggasse 13 & Liechtensteinstraße 19.

Essas as principais informações apresentadas no evento. Fiquei muito feliz com o convite e com muita vontade de conhecer essas duas cidades, especialmente com as atrações programadas.

Na foto abaixo, Florian, eu, a Mônica do Projeto Perambular e o Christian. 🙂

@thaiskw

Recent Posts

Museu da Imigração do Estado de São Paulo – O que é e como visitar

Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…

2 horas ago

Roteiro de 6, 7 ou 8 dias em Santiago no Chile – o que fazer?

Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…

2 meses ago

O que você precisa saber para organizar uma viagem a Santiago no Chile? Dicas e informações

As principais dicas e informações para quem está indo pela primeira vez a Santiago, no…

3 meses ago

Roteiro de 1 ou 2 dias em Palmas – Tocantins

Roteiro de um e dois dias em Palmas, no Tocantins, antes de partirmos para o…

4 meses ago

Quanto custa viajar para o Japão?

Todos os meus custos envolvendo uma viagem ao Japão: trens, alimentação, hospedagens, passagens aéreas.

8 meses ago

Roteiro de 5 dias no Jalapão – Tocantins

Roteiro completo em cinco dias no Jalapão. Onde fomos, onde pernoitamos, atrações preferidas nessa região…

9 meses ago