Esse roteiro, como comentei no post anterior, não foi feito por mim e sim pela Sthe, com quem viajei na expedição. Foi ela quem contratou a agência e organizou cada dia. Esse post é pra contar como foram nossos dias e inspirar quem deseja fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses. Pra mim, foi o roteiro perfeito assim 🙂
Eu cheguei em São Luís de madrugada em um voo da Azul que chega às 2h da manhã. O Uber entre o aeroporto e o hotel que ficava na Ponta d’Areia custou R$ 44. Dormi um pouco e já tive o dia seguinte inteiro para curtir a cidade.
[Tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem aos Lençóis Maranhanses]
Dia 1 – São Luís
Aqui ainda não estava tendo a expedição, mas junto com as outras mulheres do grupo, contratamos um city tour por São Luís – nossa guia foi a Zil – aqui o instagram dela. Vou fazer um post só sobre São Luís.
Dia 2 – São Luís – Barreirinhas – Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses
Aqui começou a expedição. Uma van nos pegou no hotel às 8h da manhã e seguimos em direção a Barreirinhas. Chegamos lá perto das 13h, descarregamos as coisas na pousada e fomos almoçar no restaurante A Canoa, que fica na beira do Rio Preguiças. Lá, o prato mais famoso é o camarão no abacaxi, o pessoal gostou bastante – eu não como camarão e pedi o escondidinho de carne seca que estava maravilhoso.
Por volta das 16h chegou a jardineira do passeio do dia, o pôr-do-sol nos Lençóis Maranhanses <3.
Vimos sol se pôr, nadamos nas lagoas no escuro e vi o céu mais estrelado da minha vida. Foi inesquecível!
Dia 3 – Barreirinhas – Atins
Esse dia foi todo no barco. Saímos por volta das 10h da manhã da pousada em Barreirinhas e pegamos um barco em direção à Atins. A pousada ficava a umas duas quadras do local de onde partiam os barcos, dá para ir a pé.
Esse passeio levou o dia todo, porque paramos em Vassouras (onde tomamos banho nos pequenos lençóis). Lá tem também umas lojinhas pequenas e um bar. Em frente à Lagoa tem uma barraquinha que dá pra comprar água de coco. Quando fomos estava bem vazio na lagoa, só nosso grupo.
A uns 40 minutos de Vassouras (talvez menos, não lembro bem, haha) paramos em Caburé para o almoço. Nessa parada é onde é possível tomar banho de mar e de rio, fica um para cada lado. Também dá pra passear de quadriciclos até o parque eólico – custa cerca de R$ 200 cada um (e da pra ir em duas pessoas). Algumas fizeram o passeio e outras ficaram tomando banho no Rio Preguiças e mais uma parada rápida.
Quase na frente de Caburé, uns 5 minutos de barco, fica Mandacaru. Essa parada foi super rápida, mas foi onde subimos o Farol. Do alto do Farol Preguiças é possível ter uma visão panorâmica 360 da região. Eu achei lindo! Não paga nada mas força na perna, tentamos contar e se não estivermos erradas, eram 7 andares.
A parada em Mandacaru foi rápida porque para a hora do pôr-do-sol, o barco para em uma ilha no meio do rio para vermos a revoada dos guarás. Ficamos quase uma hora ali com o sol se pondo vendo os guarás voltando para passar a noite. Eles vem em pequenos grupos, então é um lugar de paz e silêncio enquanto esperamos eles chegarem.
Esse dia para mim foi surpreendente de tão especial. Nossos guia, chamado Jamerson, tinha uma sensibilidade incrível e explicava tudo com muita paciência e carinho pelo local. Foi muito, muito legal e emocionante para todas nós. <3
Finalizamos o dia chegando na pousada em Atins já quase de noite. 🙂
Dia 4 – Dia de passear pelas lagoas de Atins – Lençóis Maranhenses
Nesse dia foi inteirinho dedicado a ir de lagoa em lagoa nos lençóis em Atins. Foi uma delícia, a maior parte das lagoas que fomos não tem nome, o guia foi decidindo onde parar. A única que tinha mais pessoas foi a que paramos para ver o pôr-do-sol.
O almoço foi no restaurante do seu Antônio, que pelo que contaram tem o camarão mais famoso da região. Como eu não como, fico devendo essa review, haha. A Sthe conversou com o guia já no início do passeio onde ela queria que parássemos pro almoço, então fomos lá de manhã para deixar os pratos escolhidos e o horário. Assim, quando chegamos estava bem cheio, mas nosso prato não demorou nada.
Uma dica importante para esse dia é: capriche no protetor solar e reaplique várias vezes. Não tem nenhuma sombra nesse dia, o sol é forte, mas entrando e saindo das lagoas e com o vento que bate lá, você quase não sente queimar.
Vimos o pôr-do-sol nas lagoas e voltamos já quase de noite. Jantamos em Atins. 🙂
Dia 5 – Café da manhã nos Lençóis e Beach Club em Atins
Nesse dia acordamos às 4h da manhã e às 4h30 a agência passou para nos buscar. Estava completamente escuro e fomos ver o sol nascer do meio dos Lençóis. Tinha um café da manhã incrível e super completo nos esperando. Pena que tinha algumas nuvens no sol e muito vento, mas ainda assim a experiência foi muito legal.
Voltamos pro hotel por volta das 7h30/8h e todas foram tirar um cochilo, haha. Depois tomamos novamente o café da manhã na pousada e fomos a pé até a praia de Atins. Lá tinham muitos muitos praticantes de kite surf e ouvi dizer que Atins é um destino famoso entre os praticantes.
Nesse dia descansamos e entramos no Charme Beach Club, passamos o dia ali. Tinha música ao vivo, redes e sofás e comida boa, de frente para o mar. Foi uma delícia. 🙂
Depois de ver o sol se pôr, voltamos para a pousada, tomamos banho e fomos jantar, nossa despedida dessa viagem perfeita.
Dia 6 – Volta para casa
Saímos de Atins bem cedo, por volta das 7h da manhã. De Atins até Barreirinhas foi 1 hora de barco. Depois, mais 4 horas entre Barreirinhas e São Luís. Chegamos lá por volta das 14h e meu voo era só na madrugada seguinte. Fui dar uma volta no Shopping da Ilha, enorme e cheio de opções de lugares para comer e lojas. Mas eu estava cansada, com mala e fazia muito calor. Por isso fui resgatada pela minha nova amiga de expedição e passei o restante do dia/noite no hotel perto do aeroporto que ela havia reservado. Já fica aqui a dica, esse hotel fica a uns 5 minutos do aeroporto e tem um restaurante gostoso e barato.
Fim dessa viagem inesquecível e que deixou o gostinho de quero mais. Ah, a próxima novela das 9h da globo, a Travessia tem várias cenas que foram rodadas em São Luís e nos Lençóis, inclusive nos falaram que tinham alguns atores pela cidade. Estou ansiosa para ver. 🙂
O Viajapinha é afiliado do Booking. Reservando pelos links presentes no blog eu ganho uma pequena comissão e você não paga a mais por isso.
Deixe um comentário