Search here...
TOP
América do Sul Brasil Maranhão São Luís

Roteiro – um dia em São Luís do Maranhão

Nas ruas de São Luís do Maranhão, em meio a dois conjuntos de prédios, amarelos com sacadas azuis

Last Updated on 17 de dezembro de 2022 by @thaiskw

Em agosto desse ano fiz uma expedição com a Sthe para os Lençóis Maranhenses, como contei nesse post aqui.

Mas antes de a expedição começar, me juntei com outras três pessoas do grupo para conhecermos melhor a capital do estado do Maranhão, São Luís. Como tínhamos só um dia, vou contar aqui como foi o nosso roteiro por lá (que já adianto que foi incrível, São Luís é uma cidade muito interessante, acolhedora e linda!)

[Roteiro nos Lençóis Maranhenses]

A História de São Luís – um resumão

São Luís é a capital do Maranhão, na região nordeste do Brasil. Fica na chamada Ilha de São Luís, Ilha Upaon-Açu ou Ilha do Amor. Foi fundada em 1612 por franceses com o objetivo de ser uma colônia. O nome da cidade foi em homenagem ao então rei da França, Luís XIII. Três anos depois, foi conquistada pelos portugueses, mas algum tempo depois foi invadida por holandeses. Os portugueses reconquistaram a cidade em 1645 e expulsaram os holandeses. Esses fatos são importantes para entender as referências culturais da cidade e do estado hoje, sendo que outra grande influência cultural é a africana, uma vez que São Luís foi também porto dos navios negreiros.

É a capital brasileira do reggae, nossa guia contou que por muito tempo pegava somente a frequência das rádios do Caribe e por isso essa música tem grande influência. Mas lá eles dançam em dois, no estilho agarradinho.

É a capital brasileira ‘com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina‘. Nossa guia nos explicou que a cidade era conhecida como Atenas Maranhense, pois antigamente as famílias ricas mandavam seus filhos para estudar na Europa e a cidade teve um número grande de intelectuais.

São Luís tem o título de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

Uma curiosidade: quem nasce em São Luís é chamado de ludovicense ou São-luisense.

Roteiro de um dia em São Luís

Estávamos hospedadas na Ponta d’Areia e foi um lugar legal, dava pra ir pra praia a pé dali. Decidimos contratar um city tour pra conhecermos um geral da cidade no pouco tempo que tínhamos. A Karen do grupo encontrou a Zil uma guia incrível que sabe tudo do Maranhão. Fomos no carro próprio dela e nosso dia foi assim:

• Passamos de carro pela praia São Marcos e Calhau – paramos pra fotos.
  • Depois fomos pro Espigão e onde tem o letreiro da Ilha do Amor. Ali é uma região bem boa de andar, mas falo de novo sobre isso depois.
  • A próxima parada foi o Centro Histórico onde caminhamos bastante a pé – tem muita coisa pra fazer por ali, se você tiver mais tempo, explore bastante essa região. São mais de 3500 construções históricas.
  • Palácio dos Leões – sede administrativa e residência do governador. Fizemos uma visita guiada gratuita. Não reservamos, foi por ordem de chegada.

Na frente do Palácio dos Leões

• Passamos na frente da casa da Ana Jansen – figura importante para a história de São Luís – a Zil contou algumas curiosidade e fiquei interessada no livro para entender mais.
  • Catedral da Sé de São Luís

Essa é a Catedral da Sé e tanto dentro como fora são patrimônios tombados. Minha lente estava embaçada.

• Almoçamos no Flor de Vinagreira no Centro Histórico e nos despedimos da Zil.
  • Museu da Gastronomia – fizemos um tour rápido, é gratuito e as pessoas super queridas, nos deram muitas dicas.

Por dentro do Museu de Gastronomia. A entrada é gratuita.

• Museu do Reggae, Casa do Maranhão e Museu do Tambor de Criola – não fomos, mas fica no Centro Histórico e você pode aproveitar pra conhecer mais sobre a cultura maranhense, todos tem entrada gratuita.
  • Mercado das Tulhas, é um mercado público não muito grande, mas onde você pode encontrar lembrancinhas e produtos típicos. Li que nos domingos tem uma maior no Centro Histórico perto da Catedral.
  • Sorveteria Mr. Cold, fica em uma escadaria próxima do mercado público. Tem sabores locais e é uma delícia. Experimentamos o de murici, bacuri, cajá…

O Mr Cold fica nessa escadaria.

• Depois voltamos pro hotel para tomar um banho porque estava quente deeeemais, haha. Nosso hotel ficava bem em frente a lagos do Janssen, então vimos mais esse ponto.
  • No final da tarde fomos ver o pôr-do-sol do Espigão e estava tendo apresentações por lá. Vimos uma do Carcuriá e foi lindo! Essa é uma região bem legal para passar o fim de tarde.

Apresentação de Cacuriá que estava tendo no Espigão no final do dia.

• Depois fomos no Champs Mall, que é um complexo com vários restaurantes, barzinhos e música ao vivo. Ficam um do lado do outro e tem um clima bem legal pra encerrar a noite.

O Champs Mall no início da noite estava assim, depois movimentou bastante.

*Fique atento porque a maioria dos museus fecha nas segundas-feiras.

Outros lugares indicados pela Zil e que não tivemos tempo de ir foi a Cabana do Sol que é um restaurante especializado em carne de sol e super bem servido, no restaurante do Senac e no Bar do Nelson para uma festa noturna.

Se você tiver um dia a mais, minha dica é ir até Alcantâra, uma cidade próxima e que parece ser muito interessante. Alguns guias fazem o passeio até lá.

No meu último dia, voltando dos Lençóis, eu estava com uma mala e fazia calor então eu não queria ficar andando na rua. Por isso decidi ir para um shopping. Fui para o Shopping da Ilha, enorme, deu pra gastar bastante tempo andando por lá. Também me indicaram o Shopping Rio Anil, que era mais perto do aeroporto.

Onde ficar em São Luís

O bairro que ficamos, Ponta d’Areia, foi excelente. Perto da praia (dava pra ir a pé), em frente a Lagoa Janssen e barato para ir a outros pontos da cidade de Uber. No Centro Histórico também parecia ser legal, mas não costuma ser uma área boa para andar à noite e nos finais de semana em grande parte das cidades grandes.

Os hotéis que estavam aqui na minha pastinha de favoritos:

Stop Way – o que ficamos, bom custo-benefício

Brisamar – de frente para o mar, boa localização

Blue Tree – mais com cara de resort, pra quem tiver mais tempo de aproveitar as dependências do hotel.

Casa Frankie – bem no Centro Histórico, um casarão antigo muito legal e com preço bom.

Casa Lavínia – outro casarão antigo no Centro Histórico que estava na minha listinha.

Hotel Santos Dumond SLZ – para quem chega ou sai em voo de madrugada, uma boa opção é esse hotel. Fiquei no último dia e fica a cinco minutos do aeroporto, além de ter um restaurante gostoso e barato.

A vista do nosso hotel para a Lagoa Janssen

Quando ir para São Luís

Assim como os Lençóis Maranhenses, São Luís tem a época de chuvas entre dezembro e junho, mas acho que isso não interfira tanto em aproveitar a cidade. Além disso, faz calor o ano todo.

Mas me foi muito recomendada e é quando irei novamente: na época das festas juninas, pois junto com essas celebrações, você poderá participar também das festas do Bumba meu Boi, que normalmente acontecem nos meses de junho e julho. Dizem que a Festa de São João do Maranhão é incrível e fiquei com muita vontade de conhecer. Fui em agosto e teria uma festa no final de semana seguinte, mas nós já estaríamos nos Lençóis.

No dia seguinte já fomos embora de São Luís, para nossos dias nos Lençóis Maranhenses. 🙂

O Viajapinha é afiliado do Booking. Reservando pelos links presentes no blog eu ganho uma pequena comissão e você não paga a mais por isso.