Search here...
TOP
América do Sul Chile Santiago

Roteiro de 6, 7 ou 8 dias em Santiago no Chile – o que fazer?

No final do ano passado fui para Santiago, no Chile pela segunda vez. Já fiz esse post contando mais sobre como organizar uma viagem para o Chile e nesse vou falar sobre como organizamos nosso roteiro e minhas principais dicas para quem vai passar uma semana na capital chilena, incluindo os passeios de bate-volta nas cidades vizinhas e como adaptar de acordo com a época do ano.

Eu fui em novembro, ainda não estava muito calor (menos que eu esperava inclusive), mas já é considerado um mês quente. As estações de ski por exemplo, já não estão mais funcionando e os passeios de verão já iniciaram. Aqui vou detalhar os dias da minha viagem, mas depois vou fazer posts sobre alguns passeios separados. Tem tudo nos destaques lá do Instagram e no meu vídeo do Youtube (primeira vez que testei o formato de fazer a viagem toda em um vídeo só, ficou longo, mas muito legal). Aproveita e se inscreve no canal. 🙂

Dia 1 – Chegada em Santiago

Chegamos por volta das 3h da manhã e nosso primeiro dia foi muito chuvoso. Nem vou detalhar muito, porque eu trabalhei do hotel (link do hotel que ficamos), almoçamos no Shopping Costanera (menos de 10 minutos a pé do hotel) e compramos lanches para comer no hotel, porque além da chuva, estávamos bem cansados.

Olha esse dia, não tinha a menor condição de sair passeando, haha

Dia 2 – Passeio pelo Centro

Nosso primeiro dia descansados era um sábado. Fomos direto para o Centro de metrô e nosso itinerário ficou assim:

  • Palacio de la Moneda onde vimos a troca da guarda;
  • Tour no Palacio la Alhambra
  • Caminhamos pelo centro, passando pelo Supremo Tribunal, Calle Bandera, Catedral, gelateria Emporio La Rosa…
  • Cerro Santa Lucia e feirinha de artesanato na frente;
  • Patio Bella Vista para jantar e encerrar o dia.

Do alto do Cerro Santa Lucia

Dia 3 – Cajón del Maipo: Elbalse el Yeso e Termas Colinas

Nosso terceiro dia pegamos um tour e fomos para a região de Cajón del Maipo. Logo faço um post sobre esse dia, mas já está no ar no Youtube. 🙂

Esse passeio só funciona nos meses quentes, então se você for no inverno, pode ir para as estações de Ski, como Valle Nevado e Farellones (fiz em 2011, mas o post já está bem desatualizado, então nem vou sugerir aqui).

Clique no vídeo para ver tudo sobre esse dia 🙂

Dia 4 – Mercado Municipal e Parque Arauco e Shopping Parque Arauco

Nesse dia eu fiquei trabalhando do hotel e o resto do pessoal descansou e saiu mais tarde. Depois, foram almoçar no Mercado Municipal. O que eles acharam é o que tinham nos falado, que o Mercado está bem mal cuidado e não é exatamente um lugar legal para ir como turista. Mas eles queriam ir para comer, acharam que tomando os devidos cuidados ainda é um passeio interessante. Eles almoçaram no e gostaram bastante.

No final da tarde quando eu parei de trabalhar, pegamos um Uber e fomos dar uma voltinha no Parque Arauco. É um parque bem grande, no meio da cidade. Tinham vários parquinhos infantis, quadras de esportes. Um lugar muito gostoso para passar algumas horinhas, nós amamos e o dia estava lindo!

Depois fomos passear no Shopping Parque Arauco, ele é enorme! Ele tem uma parte externa que é muito bonito, mas as lojas fecham cedo (acho que antes das 2oh). Comemos por lá e ficamos passeando até cansar.

Parque Arauco

Pôr do Sol no Shopping Parque Arauco. Essa área externa é muito gostosa e tem vários restaurantes.

Dia 5 – Valparaíso e Viña del Mar

Nesse dia também contratamos um tour e saímos cedinho de Santiago e voltamos só no final da tarde. Depois faço um post só sobre esse passeio também.

À noite, jantamos na pizzaria Tiramisu, cerca de 10 minutos andando do hotel. Comida boa e o ambiente era legal.

Pelas ruas coloridas de Valparaíso

Viña del Mar

Dia 6 – Vinícola e Visita no Palacio de la Moneda

Começamos o dia indo para a Vinícola Undurraga, uma das mais antigas do Chile e pertinho de Santiago. Contratamos por um tour que nos levou até lá, foi bem cômodo. Como estávamos em seis, foi um carro só para nós.

A vinícola Undurraga, ainda mais linda na primavera <3

Voltamos da vinícola, almoçamos em um lugar aleatório, mas bom pertinho do hotel (no vídeo do Youtube eu mostro o restaurante).

E na parte da tarde fomos para um tour no Palacio de la Moneda. O tour é gratuito e logo faço um post sobre ele. Já adianto que gostamos muito!

Por dentro do Palacio de la Moneda, sede do governo do Chile

Dia 7 – Cerro San Cristobal, Casa Museu La Chascona e Museu dos Direitos Humanos

Começamos o dia subindo o Cerro San Cristobal, um passeio imperdível para quem vai a Santiago. Subimos de teleférico e descemos de funicular, então já saímos no Bairro Bellavista. De lá, fomos a pé na Casa Museu do Pablo Neruda, o La Chascona. Foi um dos lugares que mais gostei de descobrir nessa viagem, eu amei muito, mas infelizmente não podia fazer fotos lá dentro.

Saímos do Museu caminhando até o Galindo um restaurante para encontrar comidas típicas chilenas. Do Galindo, caminhamos um pouquinho até uma estação de metrô em direção ao Museu da Memória e dos Direitos Humanos, também imperdível na minha opinião (claro, dependendo dos dias que você tem na cidade, com poucos dias esses passeios ficam inviáveis).

Para encerrar o dia, fomos de uber novamente para o Shopping Parque Arauco. 🙂

Dia 8 – Templo Ba’hai, Feirinha Los Dominicos, Providencia

Mais um dia que eu fiquei no hotel trabalhando, mas meu grupo foi conhecer o Templo Ba’hai, um lugar que não é atrelado a nenhuma religião, mas sim um lugar de paz e reflexão. Eles gostaram muito, porque é um lugar bem diferente. Eles foram de Uber, que os esperou e depois os deixou na Feira Los Dominicos.

A Feira los Dominicos é uma feira de artesãos locais, onde você pode inclusive ver os ateliês. Diferente da Feira de Santa Lucia, nessa feirinha os objetos são mais autorais e personalizados. Aqui não é o lugar que você vai encontrar imãs de geladeira baratinhos, mas sim cerâmicas, roupas e jóias feitas a mão. Eles amaram e eu fiquei triste por não conhecer (mas mostro no vídeo lá do canal mesmo assim, haha). Essa feira tem fácil acesso de metrô, na estação Los Dominicos.

À noite, fomos caminhar por Providência, parando nas lojinhas e nos cafés até chegar no De la Ostia, nosso restaurante de despedida. Lá é um bar de tapas, então conseguimos experimentar várias porções diferentes (tipicamente espanholas) e não achamos que ficou caro. De lá, voltamos a pé para o hotel (eu adoro caminhar pelas cidades sempre que possível).

Dia 9 – Sky Costanera, Parque Bicentenário e Restaurante Mestizo

No nosso último dia, depois do café da manhã fizemos o checkout no hotel e pedimos para deixar as malas por lá. Como o dia amanheceu bonito, decidimos subir o Sky Costanera, o mirante de 300 metros de altura que fica ao lado do Shopping Costanera. Eu adoro ver as cidades de cima, então para mim valeu subir. Custou 16 mil pesos (cerca de R$80). De lá, passeamos mais um pouco no shopping e almoçamos por lá mesmo, antes de voltar para o hotel, pegar as malas e partir para o aeroporto (nesse post falo mais sobre o transfer que contratamos e já estava nos esperando).

A vista lá do alto. 🙂 No canto direito, o Cerro San Cristobal.

Uma outra ideia que eu tinha era depois de subir o Sky Costanera, irmos até o Parque Bicentenário e almoçar no restaurante Mestizo, recomendadíssimo (e também mais caro, também me disseram). Mas infelizmente não consegui reserva mais cedo e nos horários que tinham ficaria apertado para irmos ao aeroporto.

E pra finalizar, o vídeo completo da viagem (aproveita e se inscreve? Me ajuda muito!):

Onde ficar em Santiago?

No outro post fiz a lista dos hotéis que pesquisei e vou copiar aqui, já que é uma paergunta recorrente. Nós ficamos no MR e gostamos muito, principalmente pela localização e custo benefício:

Hotel MR Express: O que ficamos, ótima localização, atendimento e camas muito confortáveis.

Diego de Almagro: Esse fica em Providência e também li boas recomendações.

Zip Housing Golf: É um apartamento bem bonitinho em Las Condes e tem uma estação perto, a de Alcântara.

Apart Lyon: Cogitamos ficar nesse apartamento em Providência, bem mais simples e em conta, com boas avaliações.

Hotel Nodo: Próximo à estação Los Leones em Providência.

Novotel Providência: Se você tiver mais orçamento ou pontos Accor, o Novotel tem uma ótima localização também.

AC Marriot: E falando em mais orçamento, o AC Marriot também é uma ótima opção. Caso não se hospede, você pode ir até o Luna Bar, o terraço lá e com muitas recomendações para ter uma vista da cidade.

Icon: Esse é meu sonho de consumo, mas bem fora do meu orçamento. Olha como é lindo! (Ele é mais afastado, mas tem uma estação de metrô perto.

«

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *