(Importante: A pandemia ainda existe, por isso tenha cautela nos passeios. Muitas atividades ainda estão restritas, limitadas ou proibidas e o objetivo é preservar a saúde da população. Esse post é pra te ajudar no planejamento de viagens futuras 🙂
Meu Instagram, dá uma força me seguindo lá: @viajapinha
Esse bairro é todo especial. Foi uma das primeiras freguesias de Florianópolis e começou a receber os imigrantes portugueses por volta dos anos de 1720. Tem restaurantes típicos e construções de época. O mar aqui é impróprio para banho, então é um passeio que se encaixa em qualquer época do ano. Ah, e da pra aproveitar e tomar um cafezinho por aqui. Fiz um post um tempo atrás com meus cafés preferidos em Floripa e um deles é aqui. 🙂
Confesso que essa demorei pra ir porque ouvia dizer que era difícil. E vou dizer que pra uma pessoa sedentária como eu, é mesmo. Mas a vista é uma das mais bonitas que já vi na vida! Tem um post completo aqui.
São piscinas formadas pelo mar no meio das pedras. É uma trilha curtinha pra chegar lá a partir da praia da Barra da Lagoa e uma vista linda! Por causa das pedras, tenha cuidado no banho de mar, ok? Fiz um post mais antigo aqui. Dica bônus: o Projeto Tamar fica aqui perto da praia da Barra da Lagoa e é aberto para visitação. Eu amo, e recomendo, especialmente se você estiver com crianças. Confira os dias, horários e preços no site oficial.
A Ponte Hercílio Luz ficou 28 anos completamente fechada e entre polêmicas por causa do dinheiro e o tempo investido na reforma, inaugurou novamente em janeiro de 2020. A vista lá de cima para a Beira Mar é incrível!
Pensa em um bairro gostoso pra passear em qualquer horário do dia? Almoçar nas rendeiras, tomar um café da tarde ou fazer um piquenique e assistir o pôr do sol na beira da Lagoa. Uma dica bônus: faça a trilha da Costa da Lagoa. Apesar de longa, eu considero de dificuldade fácil. Dá pra ir e voltar de barco se você preferir e aproveitar o passeio para almoçar nos restaurantes da Costa. 🙂
Esse é mais um bairro histórico, com arquitetura e cultura açoriana, lindo demais com quase todo a extensão na borda do mar e com restaurantes especializados em frutos do mar, especialmente ostras. Ele fica longe do Centro, mas garanto que o passeio vale a pena. Lá estão alguns dos restaurantes bem conhecidos como o Ostradamus e o Rancho Açoriano.
Esse é um dos meus passeios diários (ou era na época pré-pandemia…). Cada dia o pôr do sol é um espetáculo. Tem barraquinhas de água de côco e é possível alugar aquelas bicicletas de grupos na altura do trapiche. Do outro lado da rua tem cafés, bares e restaurantes pra fechar com chave de ouro.
Um dos melhores passeios aqui em Florianópolis é fazer trilhas. Essa da Costa da Lagoa eu já fiz várias vezes. Ela é bem levinha, dá pra fazer com crianças, mas é bem longa. Normalmente, andando com calma, parando para tirar fotos eu levo cerca de 3 horas. Lá perto do final tem uma cachoeira (não suba, ela é perigosa), mas dá pra aproveitar embaixo, especialmente em dias de calor. Ela acaba em uma vila com vários restaurantes. A dica aqui é que você almoce lá e volte de barco (tem vários pontos onde você pode pegar). Custa cerca de R$ 10-R$15 dependendo da época do ano.
É uma grande lagoa que fica no sul da Ilha e essa dica é ainda mais legal se você tiver crianças, porque é uma água parada e rasa, então é super tranquilo pra ficar. Também indico que leve lanchinhos, ache uma sombra e aproveite o dia por lá. Se atravessa a rua tem uma praia, mais frequentada por surfistas porque o mar é mais revolto.
Essa é uma dica bônus porque nem eu fiz esse passeio até hoje, hahaha. Tem até um meme da galera que mora aqui e nunca foi. Explico: esse passeio não tem o ano todo e fica bem mais caro durante a temporada de verão. Aí quem mora aqui acaba esperando a temporada acabar e quando vê, perdeu o ano. Eu tinha planejado ir no final de semana que antecedeu o início da quarentena, por algum motivo adiei e olha aí, mais um ano que não fui. Mas coloca nas fotos e veja que lugar lindo! Assim que eu for, faço um post contando, mas precisa pegar um barco, ok?
Floripa tem MUITO lugar bonito e legal pra conhecer. Mesmo morando aqui há anos e vindo desde que nasci, ainda descubro lugares novos. (Aliás, agora finalizando, lembrei de outros lugares que não falei como a trilha de Naufragados, Mercado Público, Sandboard etc, acho incríveis!) Mas deu pra perceber que nem comentei dos lugares badalados e conhecidos de Floripa, como Jurerê Internacional ou a Praia Mole (que são legais, não quero desmerecer, haha).
No Instagram eu mostro mais dos passeios do dia a dia e dicas da cidade (apesar de ultimamente o assunto principal ser séries e filmes). Tem tudo nos destaques, me segue lá: @viajapinha 🙂
Floripa é, infelizmente, uma cidade que fica difícil de se locomover sem um carro. Por isso, se você for alugar, nós somos parceiros da RentCars, você pode cotar por esse link.
Se for ficar em um Airbnb, é só clicar no link.
E no Booking, por esse link. Em nenhum deles você paga a mais por isso, mas me ajuda com uma comissão para manter o blog. 🙂
Dicas e informações para planejar sua primeira viagem para a Disney em Orlando: onde ficar,…
Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…
Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…
Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…
Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…
Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…
View Comments