Pressione ESC para fechar

5 dias em Natal – Roteiro e dicas

Last Updated on 4 de junho de 2022 by @thaiskw

Em dezembro de 2021 fui para o Rio Grande do Norte pela primeira vez com a minha família. Apesar de eu ter decidido de última hora, foi um destino relativamente fácil pra fazer o roteiro porque fizemos todos os passeios com agência. Agora que já fui, indico demais que seja assim, é fácil, certeiro, seguro e sem complicações. Depois de muito pesquisar, minha agência escolhida foi a Marazul Receptivo. Acabei fechando todos os passeios com eles, assim consegui um preço bom. Achei todos muito simpáticos e os passeios pontuais.

Apesar de ter agência, comprei os passeios como achei que ficavam melhor, porque a agência vende por passeio e você organiza como preferir. A agência também te pega e te deixa no hotel (se você estiver em Ponta Negra), então não vale a pena alugar carro. Nesse post vou contar como ficou nosso roteiro em 5 dias. Considerando o número de dias que tínhamos, foi perfeito e eu não mudaria nada. (Iria para Galinhos no último dia, mas esse passeio só acontecia um dia na semana, então não foi possível).

[Confira aqui os posts com as principais dicas para programar sua viagem para Natal]

Dia 1: Chegada – Aeroporto de Natal -> Pipa

Pegamos um voo Floripa – São Paulo – Natal. Chegamos em Natal por volta das 16h e tínhamos deixado um carro reservado. Em Natal anoitece super cedo, então quando saímos do aeroporto, cerca de 1h depois já estava escuro. Seguimos em direção a Pipa, a estrada foi bem tranquila e 1h40 depois chegamos no nosso destino. Ficamos hospedados na Pousada Arriba Pipa e amei, fica a recomendação 🙂

Dia 2: Roteiro um dia em Pipa

Nós passamos o dia em Pipa – que fica em Tibau do Sul (o roteiro está pronto, só clicar no link ali em cima), mas dormimos duas noites por lá e eu acho que a experiência vale muito, a cidade à noite é uma delícia. Mas como sei que requer um planejamento, tempo e investimento maior, tem também a opção de só passar o dia lá pra conhecer. As agências também vendem passeios de um dia.

foto de cima de uma falésia com a praia ao fundo

Dia 3: Dunas de Genipabu

Os passeios costumam sair por volta das 8h/9h. Mas nesse dia acordamos em Pipa, não queríamos desperdiçar o café da manhã maravilhoso da Pousada de Pipa. Como o passeio das Dunas de Genipabu são de buggy e teríamos um só para o meu grupo, conversei com a agência para que o nosso saísse às 10h30.

Acordamos, tomamos café da manhã, pegamos o carro rumo a Natal, deixamos as malas no hotel, devolvemos o carro (a agência ficava a duas quadras do hotel, foi bem fácil) e às 10h estávamos a postos esperando nosso buggy.

Aqui um detalhe, você paga pelo buggy e não por pessoa. Cada buggy tem capacidade para até 4 pessoas. Se você estiver em duas pessoas, irá pagar 4 vagas.

O roteiro completo desse dia sairá em breve. 🙂

Essa noite jantamos no restaurante do Jacquin que tinha no nosso hotel, o Brasserie de la Mer. É caro? Sim, mas é uma experiência! Nos programamos pra ele e eu achei que valeu o investimento. Comida boa, atendimento impecável!

Passeio pelas dunas de Genipabu
Dunas Douradas

 

Dia 4: Mergulho em Maracajaú

Esse eu gostei bastante porque todo a paisagem é incrivelmente linda. A agência nos buscou bem cedo no hotel e esse passeio não fizemos pelo privativo, foi um micro ônibus (param em todos os hotéis das pessoas e o nosso foi o primeiro, kkk). A agência tem um espaço perto de onde pegamos as lanchas, onde tem o restaurante, banheiros, duchas e um lugar pra relaxar. Uma delícia de lugar!

Esse passeio também levou o dia inteiro, porque saímos de Maracajaú por volta das 15h30, chegamos em Natal quase 17h e paramos em uma feirinha de artesanato com o ônibus. O pagamento é feito na hora em dinheiro para o guia, então quem não pagou tem a chance de sacar nessa feirinha.

Nesse dia jantamos na Casa de Taipa, uma casa especializada em pratos com tapioca. O preço acessível (tínhamos que compensar a ostentação da noite anterior, haha) e pratos de tapiocas e cuscuz muito gostosos. Fica em Ponta Negra, cerca de 5 minutos a pé do nosso hotel.

A estrutura da agência

Olha essa água!

Dia 5: City Tour

Esse passeio só tem com a Marazul nas segundas, quartas e sextas. Isso quer dizer que essa era nossa única oportunidade pra fazer esse passeio. Também não é privativo, o nosso foi uma van no mesmo esquema do dia anterior, parando em todos os hotéis onde tem passageiros (como éramos em poucas pessoas, foi só mais duas paradas além da nossa).

O City Tour passa pelo centro histórico de Natal. Nós fizemos algumas paradas pelo caminho, era só solicitar ao motorista. Paramos na pracinha que tem o Palácio de Cultura, a Prefeitura e o Tribunal de Justiça, na Catedral… E paramos com mais tempo no Maior Cajueiro do Mundo, no Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno e no Centro de Turismo que é uma feira de artesanato em um lugar bem legal.

O almoço é em um restaurante a beira-mar na Praia do Cotovelo. 

Foi o passeio mais barato de todos, mas também o mais curto. Por volta das 15h já estávamos de volta no hotel.

Por isso, nesse dia aproveitamos para conhecer Ponta Negra de verdade, porque apesar de estarmos hospedados ali, não tivemos tempo de passear, até então. Descemos até a praia, tiramos umas fotos no Morro do Careca (é área de preservação, então só tem fotos de longe mesmo).

Também fomos na feirinha de artesanato de Ponta Negra e achamos um café maravilhoso na avenida de trás da feirinha, paralela à nossa. Foi uma tarde bem gostosa sem o compromisso dos passeios que tínhamos feito até agora.

À noite, jantamos no Camarões Potiguar, recomendadíssimo! Tem duas unidades próximas ao nosso hotel, a bem do lado estava fechada, então caminhamos duas quadras e fomos na outra. Chegamos por volta das 19h sem fila, mas quando saímos, umas 20h30, tinha uma fila de espera enorme!

O Palácio da Cultura
No maior cajueiro do mundo

 

Dia 6: Passeio na 4×4 – Lagoas e Dunas de Malembá

Esse último dia foi um bônus porque decidimos ficar um dia a mais, mas sem ter muita programação, rs. Eu já estava bem cansada da programação intensa (e completamente fora de forma de viajar, depois de quase dois anos parada). Então falei com a agência e pedi indicação de um passeio. Eu queria muito ir pra Galinhos, mas só tinha saída nas quartas-feiras, então não deu certo. Outro que pensei foi o de Perobas e Punaú, mas eles também eram mergulho. Nossa opção acabou sendo o passeio de 4×4 Litoral Sul.

Esse é em um carro para até seis pessoas, estávamos em 4 (eu, minha irmã e mais um casal que não conhecíamos, meus pais tinham ido embora nesse dia pela manhã).

Nesse passeio tem duas paradas repetidas, o centro de lançamento e o Cajueiro. Como já tínhamos ido, não entramos novamente no Cajueiro e ninguém quis parar na Barreira do Inferno.

Nosso guia, Gel, foi muito legal e contou várias curiosidades pelo caminho e deu muitas dicas, se puder escolher, indico ele.

Depois, paramos no Mirante dos Golfinhos, mas eles não apareceram, então fomos pra Lagoa do Carcará. Paramos em um lugar mais afastado, então não tinha ninguém além da gente. Foi ali o único lugar onde choveu, mas só um pouco e deixou a paisagem linda! Ficamos um tempo nessa lagoa e também é possível fazer o passeio de quadriciclo (eu tinha feito em Maracajaú e não quis fazer novamente.)

Depois o almoço na Praia de Camurupim. Por ter uma barreira natural de pedras, a praia fica uma lagoa, sem ondas. Fizemos standup paddle por ali, incluído no passeio e almoçamos.

A próxima parada foi em Lagoa de Arituba. Aqui tem mais atividade, tipo aquele AeroJunp, tirolesa, caiaque etc. Eu fiz a tirolesa e pague R$ 15. Não era muito alto, achei bem gostoso.

Em seguida fomos pro passeio nas Dunas de Malembá e pôr-do-sol. Aqui é que tem muitas manobras de 4×4, o Gel é um piloto experiente, então tudo é muito seguro e divertido (e eu sou muito medrosa!). Também tem skibunda incluso, esse eu tive coragem e foi muito legal!

Depois seguimos o caminho de volta. Esse dia, apesar de ser um dos passeios mais longos de todos, é também um dos mais tranquilos, porque nas paradas se você quiser pode ficar só descansando sem fazer nenhuma atividade. Foi o ideal pra esse dia que eu já estava bem cansada.

Lagoa de Arituba
Lagoa do Carcará
Dunas de Malembá

 

Natal foi ainda mais legal que eu esperava e planejo voltar logo. Faltou conhecer alguns lugares e quero dedicar mais tempo para ficar em Pipa e conhecer São Miguel do Gostoso. 🙂

O Viajapinha é afiliado do Booking. Reservando pelos links presentes no blog eu ganho uma pequena comissão e você não paga a mais por isso.

banner para reserva no booking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *