Search here...
TOP
Brasil Natal Rio Grande do Norte

Viagem para Natal – o que você precisa saber para programar a sua

Praia de Pipa

Last Updated on 29 de dezembro de 2021 by @thaiskw

No início de dezembro de 2021, fiz minha primeira viagem desde que a pandemia começou. Com todos por aqui devidamente vacinados e priorizando os passeios ao ar livre, fomos cheios de saudade de desbravar esse Brasil. Nosso destino escolhido foi uma cidade que eu ainda não conhecia, mas já amo: Natal e seus arredores, no Rio Grande do Norte! Tínhamos cinco dias inteiros e aqui vou contar como organizamos os passeios pra aproveitar ao máximo na cidade.

Como chegar em Natal

Como eu fui de Santa Catarina, cheguei pelo Aeroporto de Natal, que fica a pouco menos de uma hora de Ponta Negra.

Mas depois vi que muitas pessoas chegam ou saem também por João Pessoa que fica a cerca de 2h30 de Natal. Parece uma boa oportunidade de conhecer mais uma capital se você tiver mais dias de viagem, ou programar sua um trecho do voo passando por lá. Também tem vários tours de um dia até a capital paraibana, mas eu acho que vale a pena somente se você tiver mais tempo, do contrário sugiro deixar para aproveitar Natal mesmo. 🙂

Onde ficar em Natal

Esse é um ponto muito importante, uma vez que os passeios saem de algumas regiões específicas (ou melhor, as agências buscam as pessoas). Minha indicação é quase que a unânime quando eu pesquisei: Ponta Negra. É nessa região é onde ficam a maioria dos hotéis, fica pertinho da praia e tem também feirinhas de artesanato e muitos restaurantes. Se seu objetivo é só turístico, pode ficar por ali que não tem erro. E lá, minha sugestão é por um hotel na Avenida Engenheiro Roberto Freire ou bem perto dela, porque a avenida é mais movimentada e fica há umas três quadras da praia.

Outro lugar que também é uma boa opção, com muitos hotéis e bem pertinho de Ponta Negra é a Via Costeira, mas por ali a maioria são resorts (algums All Inclusive), como o Sehrs, Vila do Mar e o Wish.

Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo

Em um dos dias que chegamos mais cedo do tour, aproveitamos para conhecer a praia de Ponta Negra, mas a maré estava muito alta.

Hotéis em Natal

Aqui vou deixar a dica dos hotéis que eu tinha deixado salvo para essa minha viagem:

Best Western Majestic Ponta Negra – O hotel que eu fiquei. Quarto delicioso, café da manhã enorme e gostoso e atendimento atencioso. A localização é perfeita. A única coisa ruim é o isolamento acústico, vinha um pouco de barulho do corredor.

Ilusion Hotel – esse eu cheguei a reservar antes do Best Western, mas tinha reclamações sobre o café da manhã que não gostei, haha. E o Best Western fez promoção na Black Friday e acabei trocando. É bem mais em conta no preço, mas além do café, também era mais afastado da área que eu queria ficar.

Innsenso B&B – Esse considerei super. Mais intimista e cara de pousada, nota boa e excelentes avaliações. Era uma das minhas principais opções.

Golden Tulip Ponta Negra – Pertinho do que ficamos e boas avaliações nos sites.

PraiaMar Express – Localização ótima, pertinho do nosso e um pouco mais em conta.

Wish All Inclusive – Não vou negar que cheguei a considerar ficar uma ou duas noites aqui, nunca fiquei em um All Inclusive, haha. Mas acabei enchendo os dias de passeio e não iria aproveitar o hotel. Mas fica a dica 🙂

Melhor época para ir a Natal

Natal, com suas altas temperaturas é um destino bom de se visitar o ano inteiro. Mas claro que quanto menor a possibilidade de chuvas nos passeios, melhor né? A época de chuvas por lá vai de abril à junho, podendo chover o dia inteiro ou chover somente em períodos do dia (lembra que comentei que fui para a Chapada dos Veadeiros na época de chuvas e peguei tempo ruim somente um dia?).

Já a época com poucas chances de chover é entre setembro à fevereiro. Uma amiga minha que mora lá disse que entre janeiro e março é também a época mais quente. O que observei é que como tem muito vento o calor não ficava insuportável (e por isso torrei já no primeiro dia, não esqueça de passar muito protetor solar)!

Eu fui na primeira semana de dezembro e todos os dias choveu um pouco de madrugada ou de manhã bem cedo, mas em seguida o sol se abria e fazia um dia lindo.

Considere também os períodos de férias (junho/julho e dezembro/janeiro) como de alta temporada, com chance de pegar maiores lotações em hotéis e passeios. Na primeira semana de dezembro estava perfeito. As praias estavam sempre muito tranquilas, a maioria delas vazias.

Eu em uma toalha com a lagoa do carcará ao fundo em um dia chuvoso

Único dia que pegamos chuva durante o passeio. Durou dez minutos e depois abriu um sol novamente.

Precisa alugar carro em Natal?

Pra ficar somente em Natal e fazendo os passeios com agências, na minha opinião, não. Nós alugamos no primeiro dia para ir para Pipa e chegando em Natal já devolvemos, pois os demais dias seriam somente em Natal com passeios já contratados e que nos buscavam direto no hotel. Selecionei a opção de pegar no aeroporto e devolver em Ponta Negra (a agência ficava a duas quadras do hotel, super pertinho). Além disso, estávamos em Ponta Negra, então para comer e ir nas feirinhas, íamos a pé. Caso você opte por contratar os passeios direto nos lugares, aí você vai precisar alugar carro ou pegar um Uber para chegar (como as atrações são distantes, acredito que Uber ou táxi possam ficar caros). Mas como essa não foi a minha experiência, achei muito prático fazer os passeios contratados e não ficar com o carro, então essa é minha dica.

Agora caso você vá viajar pelo litoral com mais tempo (e não com passeios de bate-volta) como Pipa, São Miguel do Gostoso ou mesmo João Pessoa, carro acaba sendo bem mais em conta do que contratar privado.

Onde comer em Ponta Negra

Aqui deixo especificamente as dicas em Ponta Negra porque com os passeios você acaba não tendo muita opção, é onde eles param.

Em Ponta Negra tem muita opção de restaurante gostoso. Vou deixar aqui a listinha dos lugares que fomos, todos a pé do nosso hotel:

• Camarões: um clássico e com muitas indicações. Tem duas unidades (pelo menos eu vi duas, haha). Para quem gosta de camarão, tem opções de todos os tipos. Eu sou alérgica mas minha família ama. Falei isso quando cheguei e eles falaram pra eu ficar tranquila que estão acostumados com situações assim, eles avisam o chef e tomam todos os cuidados. Ambiente bonito e atendimento excelente. No link você pode conferir o Menu completo com os preços.
  • Casa de Taipa: Tapioca e cuscuz são as especialidades da casa. Fomos nessa tapiocaria no dia que estávamos mais cansados e queríamos uma comida mais rápida. Lugar super gostoso, tapiocas deliciosas e atendimento excelente (vou sempre falar isso, mas a verdade é que fomos muito bem acolhidos em todos os lugares que fomos).
  • La Brasserie de la mer: Aqui demos uma leve ostentada, haha. Esse é o restaurante do Jacquin do Masterchef e a especialidade são frutos do mar. É bem mais caro que os outros, mas é uma experiência incrível, de comida, atendimento e ambiente como eu nunca tinha tido. No link você confere mais informações.
  • Mangai: Esse não fui, mas estava na listinha de opções, porque conheço a unidade de Brasília e amo!
Cuscuz com carne seca e queijo coalho

Cuscuz com carne seca com nata e queijo coalho da Casa de Taipa

Petit Gateau do Brasserie de la Mer, o melhor que já provei!

Quais passeios fazer em Natal? Quais cidades próximas visitar?

Estou preparando um post com o meu roteiro de passeios que vou compartilhar aqui em breve. 🙂 Mas enquanto ele não sai, é importante saber que existem alguns passeios mais “clássicos e imperdíveis” como as dunas de Jenipabu (ou Genipabu), mergulhos nos Parrachos (como Maracajaú ou Perobas Rio do Fogo).

E claro, Pipa, que fica a cerca de 1h30 de distância de Natal. É imperdível e minha sugestão é que você durma pelo menos uma noite (e é pouco, eu queria ter ficado muito mais). É uma cidade pequena, mas muito acolhedora e à noite fica uma delícia de passear pela rua principal, entrar nas lojinhas e jantar com calma. Logo logo eu faço um post completo sobre Pipa (que é a foto do destaque desse post). <3

Dunas de Genipabu

Na imensidão das dunas de Genipabu no nosso passeio de buggy.

O Viajapinha é afiliado do Booking e ao fazer a reserva da sua hospedagem por um de nossos links, você me ajuda a manter o blog, pois ganho uma pequena comissão, e você não paga a mais por isso.