Search here...
TOP
América do Sul Brasil Natal Rio Grande do Norte

Um dia em Pipa – Rio Grande do Norte – Roteiro

praia do madeiro, vista do mirante

Last Updated on 20 de abril de 2022 by @thaiskw

Em dezembro fomos para o Rio Grande do Norte pela primeira vez. Nosso destino escolhido foi Natal e arredores e claro, incluía Pipa (ou Tibau do Sul, a cidade onde fica a praia), que eu morria de vontade de conhecer. Vou dizer que não decepcionou nem um pouco e o arrependimento foi ter deixado somente um dia para lá. Fica aqui a razão pra voltar logo. Nesse post vou falar sobre como fizemos o roteiro para passar um dia em Pipa.

[Confira o primeiro post – informações e dicas para sua viagem para Natal.]

[5 dias em Natal – nosso roteiro]

Todo lugar que eu lia sobre Pipa, recomendava passar ao menos uma noite na cidade, pra ter a experiência que é passear a noite por lá. Isso é verdade, a vila fica com outro clima durante à noite, muito gostosa.

Chegamos no aeroporto de Natal em uma quinta-feira por volta das 16h30. Até desembarcarmos e pegar o carro (deixamos tudo certo, alugamos na Movida pela RentCars) já era cerca de 17h30 e estava escuro (lá anoitece bem mais cedo). De lá, colocamos o endereço da pousada no Waze e seguimos viagem. A estrada é muito tranquila, a maior parte pela BR duplicada. Seguimos o caminho indicado pelo app e não tivemos problemas. A última meia hora é que entra em uma cidade e depois por uma ruazinha que chegamos a achar que estava errado, rs. Daí pra frente é estrada simples, mas asfaltada, de qualquer maneira, vá com atenção, especialmente se for à noite como fizemos. Chegamos em Tibau do Sul pouco depois das 19h.

Chegando lá, as ruas são estreitas e cheia de pessoas, então precisa ir bem devagar. Nossa pousada era bem perto da Avenida Baía dos Golfinhos, a mais movimentada da cidade. Fizemos o checkin e saímos para jantar.

Nossa Pousada foi a Arriba Pipa, uma delícia de lugar. O quarto é simples, mas a área externa é muito bonita e bem cuidada, uma piscina muito gostosa e um café da manhã super bom e completo. O pessoal que trabalha lá também era muito simpático e nos deram boas dicas sobre Pipa. Além disso, era bem pertinho da Avenida Baía dos Golfinhos, em menos de cinco minutos a pé estávamos lá.

pousada arriba, piscina

Nossa Pousada, a Arriba, uma delícia de lugar.

Para o dia seguinte, eu já tinha deixado um passeio de buggy reservado para conhecer as principais praias. Nosso bugueiro foi o @josinaldobuggypipa e ele cobrou R$ 400 para ficar cerca de 4 horas conosco. Ele passou na pousada às 9h pontualmente e começamos o passeio de buggy (passe muuuito protetor solar, porque você fica diretamente exposta e eu já tomei um torrão nesse primeiro dia, kkkk). Optamos por contratar ao invés de ficarmos passeando de carro porque tínhamos pouco tempo por lá e achamos que nesse caso, um passeio com quem conhece a área é mais proveitoso.

Família passeando no buggy 🙂

Eu tinha ficado em dúvida sobre como contratar esse passeio, minha outra opção era contratar pelo Pipa Aventura que também parece ser bem legal. Mas como ainda tomo os cuidados com a pandemia, preferi optar por um passeio privado, e também ficaríamos mais livre assim. Não nos arrependemos.

Nosso roteiro foi o seguinte:

• Praia do Amor: Nossa primeira parada, rapidinho pra tirar foto.
Foto na praia do amor em Pipa, do alto da falésia com o mar ao fundo

Praia do Amor

• Chapadão de Pipa ou Falésias de Pipa: essa foi uma das minhas paradas preferidas, lindo demais. O Josivaldo deixou a gente no início e fomos andando até a outra ponta e ele nos esperou lá. Lugar surreal de lindo!
    • Ah, e a praia de Pipa se chama Pipa por causa de uma pedra que tem o formato de Pipa, aqueles barris de vinho. Os navegadores conseguiam enxergar a pedra do mar e usavam como referência.

Chapadão de Pipa

• Praia das Minas: Essa praia é de preservação das tartarugas marinhas. Não vimos nenhuma porque ficamos do alto das falésias e não descemos pra praia. Ali tinha uma barraquinha de água de côco geladinha também por R$ 5. 🙂
  • Praia de Sibaúma: Uma delícia andar de buggy pela praia. Paramos nessa de Sibaúma para dar um mergulho, mas ela tinha pedras e a maré estava mexida, então acabamos não ficando muito. Aqui já deixo uma observação: em todos os lugares que tomamos banho, a água era quentinha. Uma delícia!
  • Barra do Cunhaú: Aqui gostamos muito e ficamos um tempinho. Primeiro tiramos uma foto em um buraco que parece uma caverna e depois ficamos tomando banho em uma área que parece uma grande piscina, muito bom. Depois ficamos no Miramar, um dos restaurantes que tem lá onde tomamos uns drinks antes de ir para a próxima parada.

Esse buraco tem na Barra do Cunhaú, com a maré baixa deu coragem de entrar, kkk

Contrastes

Piscina natural na Barra do Cunhaú

Tomando um drink de cajá sem álcool (esse copo custou R$ 30, achei caro, mas foi quase um almoço, haha)

• Praia do Madeiro: Essa praia é linda demais! Mar bem turquesa! Ali nosso guia nos deixou e ficamos em um dos restaurantes para almoçar e aproveitar um pouco da praia. O mar também é mais mexido e por isso não consegui ficar na água e tinha bastante surfista no mar.

A primeira visão da praia do Madeiro foi essa, incrível!

Praia do Madeiro

Depois, saindo da praia já tem um ponto de táxi. Pegamos um que nos cobrou R$ 20 para nos levar de volta para a Pousada.

Nossa ideia era pegar o nosso carro e ir até o Hotel Marinas, onde nos indicaram que é legal para ver o pôr-do-sol. Pelo que nos informaram, lá tem uma creperia onde poderíamos ficar (consumindo) e ter uma boa visão e também tem estacionamento. Então pegamos o carro e fomos passeando. Pelo caminho, paramos:

• No Mirante da Praia de Cacimbinhas – o mar turquesa chamou muito a atenção e paramos pra umas fotos. No vídeo dá pra ver bem;

Olha essa água! <3

• Na Praia do Giz: bem pertinho do hotel, essa praia tem bastante pedras e o mar bem mexido. É bem na ponta de Tibau do Sul.
  • Na pracinha da cidade e na igrejinha, muito bonitinha 🙂

Quando chegamos no hotel o tempo estava meio nublado e ainda era umas 16h (subestimamos o anoitece cedo, haha). Então decidimos voltar pra Pousada e tomar um banho de piscina, um banho de chuveiro e ir jantar no centrinho.

A rua principal de Pipa, a Avenida Baía dos Golfinhos e as ruazinhas perpendiculares à ela são uma delícia e onde a maioria das coisas acontecem depois que anoitece. Comemos um sorvete delicioso na Sorveteria Preciosa (super indicada) e depois fomos jantar. Nosso escolhido foi o Restaurante Macoco na rua dos Bem te Vis (uma das ruazinhas que sobem da Baía dos Golfinhos), mas os dois da frente pareciam igualmente bons. A média dos pratos era entre R$ 50 e R$ 60. Eu não como camarão, mas o que mais fez sucesso na nossa mesa foi o nhoque de banana da terra com molho de camarão e capim santo. Eu comi o ravioli de ricota e também estava delicioso.

A Vila Magueira, uma das entradas dentro da Baía dos Golfinhos, bem instagramável

O nhoque que foi sucesso

Também aproveitamos e compramos os souvenires de viagem, como imãs, copinhos e uns quadrinhos. Tem de tudo por lá e muita coisa bonita. Depois, fomos pro hotel descansar e no dia seguinte partimos cedo (não sem antes tomar o café da manhã maravilhoso da Pousada) em direção à Natal, que vou continuar contando nos próximos posts. 🙂

Essa visita foi rápida demais e já fiquei com vontade de voltar e ficar mais tempo. Se eu tivesse mais um dia, ia tentar ir na Baía dos Golfinhos (a praia), mas que depende da maré pra chegar lá, fazer um passeio de barco para tentar ver golfinhos e quem sabe um standup paddle.

Abaixo um vídeo com as imagens que fiz nesse dia em Pipa, perdoem essa aprendiz de YouTuber que não organizou o conteúdo, mas estou fora de forma de gravar, fazer stories e aproveitar a viagem ao mesmo tempo, haha.

O Viajapinha é afiliado do Booking e ao fazer a reserva da sua hospedagem por um de nossos links, você me ajuda a manter o blog, pois ganho uma pequena comissão, e você não paga a mais por isso.