Search here...
TOP
Ásia Japão Tóquio

Como é se hospedar em um hotel-cápsula no Japão?

Last Updated on 6 de fevereiro de 2023 by @thaiskw

Nessa última viagem para o Japão, tive algumas experiências diferentes em hospedagens. Além de conhecer um Ryokan, também passei uma noite em um hotel cápsula.

Escolhemos esse hotel pra ser nossa primeira hospedagem em Tóquio. Como estávamos cansadas, íamos dormir bem de qualquer maneira. Nesse post vou contar como é dormir em uma cápsula:

[Como tirar o visto de turismo para o Japão]

Chegamos em Tóquio (confira aqui o roteiro completo em Tóquio) à tarde e fomos direto para o hotel que fica no bairro de Hamamatsucho, bem próximo à Tokyo Tower. Adorei as redondezas do hotel e desse bairro, com várias opções de restauraurantes.

[Confira aqui meu roteiro completo de 20 dias no Japão]

O nosso hotel escolhido foi o Nine-Hours Hamamatsucho. A recepção é bem pequena, o check-in rápido e eles já te entregam uma sacolinha com o que você vai precisar: toalha de rosto, toalha de corpo, chinelos, pijama (nos deram pijamas em TODOS os hoteis do Japão) e escova de dentes. Também entregam um cartão com o número da sua cápsula. (Lá no instagram tem um reels com imagens desse dia, confere lá).

A sacolinha com tudo que ganhamos no check-in

Homens e mulheres ficam separados, então tem o elevador feminino que leva somente aos andares femininos. Na minha opinião, não  passa a ideia de hostel porque é tudo organizado, em processo (ou seriam todos no Japão?) e porque não tem áreas comuns para interação, você mal vê pessoas – com exceção do terraço, mas tive a impressão que ninguém fica lá, a não ser para comer.

A sinalização do elevador

Depois do check-in teve a parte que eu menos gostei nessa experiência: Os banheiros para banho – que são confortáveis, como salinhas com espaço antes do box de banho – ficavam no térreo (tinham vários e não teve fila). Os armários para você deixar sua mala ficava no terceiro andar e as cabines para dormir e banheiros (sanitários) ficavam no nono andar. Ou seja, você deixava suas coisas no terceiro, ia para o térreo tomar banho, voltava pro terceiro pra deixar suas coisas e subia pro nono pra dormir, não é prático. Para as cápsulas não pode levar a mala, mas levei minha mochila com água, carregador de celular, creminhos do rosto etc.

O que falei dos chuveiros, até que achei bem bons e espaçosos

Não consegui fotografar muito porque sempre tinha gente, mas os chuveiros eram nessas portas e tinham para os dois lados. Notem que tem secadores de cabelo ali também.

São dois andares de cápsulas e no seu cartãozinho vai ter escrito qual a sua. Não é muito confortável pra descer, mas pra quem já dormiu em beliche como eu não vai ter problema, rs. Ela fecha como uma persiana e lá dentro tem luz e tomadas pra você carregar seu celular. O cobertor e o colchão achei bons, o travesseiro achei duro.

Me senti entrando em uma nave espacial

No dia seguinte acordamos, fizemos toda a saga de andares chuveiro e mala. Tem lugares pra você depositar os chinelos, a sacola e as toalhas, meio que um self check-out. Pedimos pra deixar nossa mala na recepção do hotel pra pegarmos mais tarde, antes de irmos para o hotel que não era cápsula.

Eu usando o pijama que eles emprestam porque não queria abrir minha mala, haha

Prós:

– O preço: pagamos R$ 140 por pessoa (fomos eu e minha irmã). Fomos em um mês de novembro, início da retomada do turismo, então pode ter uma variação de preço dependendo da época do ano e da antecedência da sua reserva.

– A localização do hotel era boa e se não fosse por isso, não teríamos conhecido muito do bairro.

Contras:

– Não é muito confortável e esse negócio de cada coisa em um andar é chato.

– Não é um lugar pra você ficar descansando de boas como em um hotel, não tem muito conforto nem estrutura. Nos dias seguintes, que cansávamos cedo dos passeios, foi ótimo ter uma cama, ligar a TV e tomar um banho em um banheiro dentro do quarto.

– Valeu a experiência uma vez para conhecer, mas não ficaria novamente.

Depois seguimos para o nosso hotel, que amei – e como reservamos com muitos meses de antecedência não foi caro. Foi esse aqui, Sunroute Plaza Shinjuku.

Outros hotéis-cápsula que eu tinha favoritado na minha listinha (mas não tenho nenhuma recomendação, então é importante ler as reviews).

Em Shinjuku

First Cabin em Ichigaya

Smart Stay em Ueno

MyCube do MyStays em Asakusa

Tem muitas outras opções pelo Booking, esses são só alguns que eu tinha separado aqui. Se ficar em um, depois me conta aqui o que achou da experiência?

[Dicas e informações para organizar sua viagem para o Japão]