Pressione ESC para fechar

Brasileiros precisam de visto para visitar o Japão?

Last Updated on 12 de janeiro de 2024 by @thaiskw

Atualização: a partir do dia 30 de semtebro de 2023, brasileiros não precisam mais de visto para visitar o Japão, basta apresentar um passaporte válido! Essa informação é sobre o visto para turismo apenas.

De qualquer maneira, fica abaixo o meu relato tirando o visto que foi necessário na minha viagem, no final de 2022:

[Confira aqui meu roteiro completo – 20 dias no Japão]

[Dicas e informações para organizar a sua viagem para o Japão]

Como eu comentei lá no Instagram , eu tinha uma viagem ao Japão em março de 2020, que foi cancelada na véspera da viagem. Em 2020 eu tirei o visto de turismo para o Japão e estou aplicando novamente porque a viagem está confirmada para novembro de 2022, com a reabertura da fronteira japonesa.

Com a experiência de tirar o visto de turismo japonês por duas vezes (kkkrying) vou compartilhar aqui como foi todo o processo. Caso você esteja tirando outro tipo de visto que não o de turismo, pode conferir detalhes no site oficial.

Ele é bem mais simples que o americano, mas ainda assim tem uma série de documentos para apresentar. Antes de tudo, é importante que você fique atento aos requisitos de entrada, já que com a pandemia as coisas tem mudado muito rapidamente. O site oficial com as regras é esse aqui.

Tóquio <3

Qual a validade do visto de turismo japonês?

Para visitar o Japão como turista, nós brasileiros precisamos tirar o visto, mas ele deve ser emitido com menos de  de 90 dias da data da sua viagem. Isso porque o visto já virá com uma validade de 90 dias, que é o prazo que você tem para entrar no país. Por exemplo, eu tirei no final de janeiro para visitar em março. Dessa vez, vou tirar em outubro para viajar em novembro. Não poderia tirar em junho porque ele venceria em setembro, ficou claro?

Quais cidades possuem consulados do Japão para a emissão do visto?

Cada estado tem um consulado que é de sua área de jurisdição. Você pode consultar qual a do seu estado nesse link. Como sou de Santa Catarina, fiz meu fiz em Curitiba.

Sabendo qual o seu consulado, é importante se informar sobre a necessidade de agendamento, que é necessário em alguns, como em São Paulo, nesse link. Em Curitiba, até outubro era por ordem de chegada, mas vale se informar antes para que você não perca a viagem. É possível também fazer o processo por meio de um despachante, mas vou relatar aqui a minha experiência fazendo tudo sozinha, que foi sem complicações.

Quais os tipos de visto de turismo para o Japão?

O visto de turismo, chamado de visto de curta permanência pode ser emitido como de única entrada ou múltiplas entradas dentro do período de vencimento. Eu solicitei o de única entrada, já que o período de validade dele é curto. Li que algumas pessoas que visitam países próximos pedem o de múltiplas entradas, para poder entrar no Japão e pegar o voo de volta para o Brasil.

Em Shirakawa-go, em novembro de 2022

Quanto custa o visto de turismo japonês?

O visto de entrada única custa R$ 150 a ser pago em espécie no momento de retirada do passaporte. O de múltiplas entradas custa R$ 300 (valores em novembro/2022).

Quanto tempo leva para o visto japonês ser emitido?

O visto é relativamente rápido, mas não tem um tempo exato, depende do volume de pedidos no consulado. Em 2020 ficou pronto em um dia, no final de 2022, no segundo dia se reabertura do país ficou pronto em dois dias úteis. Eles ligam avisando quando ficar pronto e para retirar é só apresentar o protocolo, então pode ser retirado por terceiros. Caso o visto seja negado, você só poderá reaplicar em seis meses.

Dito isso, você vai precisar reunir de uma série de documentos, conforme o site oficial do consulado japonês.

Quais os documentos necessários para tirar o visto de turismo para o Japão?

  • Passaporte (original).
  • Formulário de Solicitação de Visto – assinado conforme o passaporte – menores de 18 anos, assinatura do responsável RG do responsável acima (cópia simples).
  • Uma foto 3×4 recente.
  • Cópia simples da carteira de identidade, RG ou RNE (levei o original também)
  • Cópia da passagem área, incluindo todos os trechos.
  • Cronograma de viagem (original) – preenchi a mão mesmo.
  • Comprovante de renda (original e cópia simples) – Se o próprio solicitante que arca com as despesas da viagem.
  • Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) e extratos bancários dos 3 últimos meses (ex.: extrato de aplicações, poupança, investimentos)
  • Se o solicitante é dependente de pais, filhos ou cônjuge: Comprovante de renda do financiador da viagem (imposto de Renda Pessoa Física e extratos bancários dos 3 últimos meses)
  • Documento que comprove a relação familiar (cópia simples)

* Para documentos que requerem originais e cópias, os originais serão verificados e devolvidos no momento da recepção.

Eu também deixei lá as cópias das nossas reservas nos hotéis e o roteiro completo com todas as informações detalhadas e acabou ficando lá com eles.

É isso, me acompanhem no Instagram (a viagem completa está nos destaques e tem várias dicas no reels).

Outono no Japão é assim. Essa foto tirei em Kyoto

Vai ter uma playlist com os vídeos do Youtube sim! E os primeiros já estão no ar. 🙂