Ásia

O que é e como usar o JR Pass no Japão para andar de trem?

O Japão tem um sistema super completo e eficiente quando o assunto é transporte público. E para andar de trem – até mesmo de trem-bala, conhecido como Shinkansen – tem uma maneira simples e ‘barata’ se comparar com valores isolados, o JR Pass.

[Confira aqui meu roteiro completo – 20 dias no Japão]

O JR Pass é um passe de transporte vendido somente para turistas que dá direito a andar nos trens (incluindo os trens-bala) do grupo JR de todo o país maneira ilimitada por 7, 14 ou 21 dias. Nesse post vou contar o que é o JR Pass, como comprar e quanto custa para andar de trem entre as cidades no Japão.

[Playlist com vlogs da minha viagem ao Japão – inscreva-se no canal] 

Como e onde comprar o JR Pass do Brasil?

Você deve comprar o JR Pass do Brasil com uma agência autorizada/reconhecida pelo grupo JR, assim evita qualquer tipo de problema. Confira no site oficial deles quais as agências autorizadas.

Na hora da compra, você precisa escolher se quer o passe para 7, 14 ou 21 dias consecutivos.

Nós compramos com uma agência em Curitiba depois que estávamos com o visto em mãos (agora não precisa mais do visto) e foi tudo bem simples. Mandamos os documentos solicitados por email, transferimos por pix e no dia seguinte eles enviaram nossos vouchers por Sedex.

Caso alguém do seu grupo tenha passaporte japonês mas seja residente do Brasil, será preciso solicitar um ofício no consulado atestando isso. Foi o caso da minha mãe, mas é bem simples, ela levou o comprovante de residência no Brasil e eles emitiram esse documento sem custo.

[Confira aqui como tirar o visto de turismo japonês]

Como trocar o voucher para ticket do JR Pass?

Chegando no Japão você precisa procurar por uma agência da JR e trocar o seu voucher pelo ticket e escolher qual vai ser o dia da ativação. Os offices do JR vem descritos na revistinha que você recebe junto com o voucher, mas tem nas principais estações de trem, mas minha dica é que você troque quando chegar, ainda no aeroporto (mas só ative no dia que realmente começar a usar). Isso porque quando nós chegamos, o office do aeroporto já estava fechado e não trocamos. Mas pra trocar na estação precisam estar todos com o seu passaporte em mãos e dentro dos horários de funcionamento deles. Além disso, as estações eram IMENSAS e demorávamos muito pra achar qualquer coisa. Quase nunca passávamos pelas estações nos horários de funcionamento e acabamos trocando somente no dia de ativar, o que atrasou nossa saída de Tóquio.

Agora sobre a ativação: na hora da troca vão perguntar qual o primeiro dia de uso do passe. Você escolhe e a partir desse dia o seu JR passará a valer de maneira consecutiva. Ou seja, se você tem o passe de 7 dias e escolher o dia 10 para ativar, ele ficará válido de maneira ilimitada até o dia 17. Por isso é importante estar com o seu roteiro bem redondo nessa parte de que cidades você vai visitar e quando.

O de trás é o ticket oficial e os dois da frente são os assentos marcados, onde diz o horário, vagão e assento escolhidos.

Fiquem atentos, pois o passe não é válido para as linhas Nozomi e Mizuho.

Nos offices do JR, pelo menos em Tóquio que foi onde mais precisamos, as pessoas falavam um inglês muito bom, então a comunicação foi bem tranquila.

Para viagens longas, nós reservamos assentos, mas você pode só chegar lá no dia e entrar no vagão para assentos não reservados.

[Roteiro em Tóquio: 4, 5, 6 ou 7 dias]

Quanto custa o JR Pass?

Nós compramos o nosso por uma agência e deu tudo certo! Compramos o passe de 14 dias com uma agência de confiança daqui do Brasil. Custou em 2022 U$ 379 e eles nos enviaram por Sedex, chegou no dia seguinte da compra. No final de 2023 houve um aumento significativo nos valores e se antes quase sempre valia a pena para vários trajetos, hoje é preciso colocar na ponta do lápis, já que após o aumento muitas vezes vale mais a pena comprar os trechos separados. 

Você também pode contratar serviços adicionais, como por exemplo, ter alguém esperando na chegada para ajudar a ativar o seu passe por cerca de USD 91. Eu pessoalmente acho que não precisa, conseguimos nos comunicar bem em inglês com as pessoas do JR quando foi necessário.

Como andar de trem com o JR Pass?

Uma vez ativado, você precisa ir até a estação de onde saem os trens JR (normalmente as estações centrais da cidade). Você encontra a entrada, passa o seu passe (não esqueça de pegar, a máquina ‘cospe’ de volta).

Se você tiver reservado o assento, no seu ticket já virá escrito qual a plataforma ir, qual horário, vagão e assento pegar. Caso não tenha reservado, observe nos painéis qual a plataforma do seu destino e entre em um vagão Non reserved Seats e sente em qualquer lugar.

Nos trens-bala entre as cidades é comum que as pessoas levem refeições e as façam durante a viagem. Aqui com o meu obentô para as 4 horas indo para Takayama

Quando vale a pela comprar o JR Pass?

O JR Pass vale a pena quando você for visitar muitas cidades pelo Japão. Para ficar só em Tóquio, por exemplo, não vale a pena. Se for visitar somente Tóquio, cidades próximas ou somente uma cidade longa, provavelmente pagar tickets separados será mais em conta. A melhor maneira de saber se o JR Pass é pra você, é simular o trajeto que você quer fazer pagando separado e o valor do JR. Você pode simular os valores nesse site da Hyperdia e depois comparar com o valor do JR Pass.

Nós aproveitamos muito o nosso e visitamos muitas cidades, como Tóquio, Takayama, Kyoto, Nara, Osaka, Hiroshima, Miyajima, Hakone, Disney, mas lembrando que eu fui antes desse aumento.

Fomos também para a Universal saindo de Osaka usando o JR.
Usamos também para pegar o ferry em Miyajima, uma ilha próxima de Hiroshima.

O que acontece se eu perder o meu ticket do JR Pass no Japão?

Você não pode perder o seu ticket JR. No office eles avisam para ter muita atenção para não perder pois eles não reemitem e você não fica apto a comprar novamente. Caso perca, teria que comprar os trechos separados.

Toda vez que você colocar o JR Pass na máquina, você passa e precisa pegar ele de volta. Nós colocávamos na carteira e esperava todo mundo guardar para continuar caminhando, morríamos de medo de deixar cair ou esquecer. E lembre-se que você passa o ticket duas vezes, para entrar e para sair da estação.

Andar de trem para nós foi uma atração a parte. Vimos algumas das paisagens mais lindas da vida.

Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários 😉

Lá no Instagram tem um reels com o resumo (e com imagens) Já aproveita, comenta e me segue por lá 🙂 :

 

@thaiskw

View Comments

  • o JR pass funciona bem dentro das cidades? Caso eu compre ele por 14 dias eu preciso comprar muitos bilhetes para usar dentro das cidades ainda?

    • Oi Mayara, tudo bem?
      Acredito que sim, mesmo com o JR eu gastei bastante com o metrô dentro da cidade. Em Tóquio por exemplo, tem a Yamanote Line na cidade, que faz um círculo e cobre algumas regiões.
      Como depende de onde você vai, sugiro simular as rotas no Google Maps mesmo para ter uma ideia. :)
      Boa viagem!

  • OLA ;
    GOSTEI MUITO DO SEU POST, GOSTARIA DE SABERCOMO POSSOSABER HORARIOS DE SAIDA DE TRENS DAS DIVERSAS ESTACOES?
    tentei de diversas maneiras e nao consegui

    • Oi Nicolau, tudo bem?
      Eu usava o Google Maps, mas também tem o site Hyperdia. Li que o aplicativo Jorudan e Navitime também funcionam, mas não cheguei a usar.

  • Ameeei o roteiro de 20 dias no japão e essas dicar com o JR Pass são muito boas também! tira muitas dúvidas da gente kkk
    Eu só queria saber qual agencia vc comprou o seu? é muito difícil achar uma de confiança só pelas buscas no google.
    Ficaria feliz em saber com sua indicação ^^ amando seu conteúdo aqui

Recent Posts

Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para a Disney em Orlando

Dicas e informações para planejar sua primeira viagem para a Disney em Orlando: onde ficar,…

2 dias ago

O que fazer na Serra Catarinense – Roteiro em Lages, SC

Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…

2 meses ago

Roteiro em Ametista do Sul, RS – O que fazer, onde se hospedar e principais atrações

Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…

4 meses ago

O que fazer em São Paulo – Dicas de atrações para um dia na cidade

Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…

7 meses ago

Museu da Imigração do Estado de São Paulo – O que é e como visitar

Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…

7 meses ago

Roteiro de 6, 7 ou 8 dias em Santiago no Chile – o que fazer?

Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…

9 meses ago