Search here...
TOP
Ásia Hakone Japão

Um dia em Hakone – passeio para ver o Monte Fuji

Last Updated on 26 de junho de 2023 by @thaiskw

No finalzinho da nossa viagem ao Japão, depois de Hiroshima, partimos em direção a Hakone, uma cidade turística próxima de Tóquio e de onde tem vistas para o imponente (e tímido) Monte Fuji. Nós fomos para lá e passamos uma noite, mas é possível fazer um bate-volta saindo de Tóquio e nesse post vou contar o que fazer em Hakone, como comprar e usar o Hakone Free Pass e as principais atrações da cidade.

[Confira meu roteiro completo de 20 dias no Japão]

Onde fica Hakone?

Hakone é uma região montanhosa a cerca de 80km à oeste de Tóquio e famosa por suas águas termais, pousadas típicas japonesas (os ryokans, como ficamos em Takayama), museus e também por ter vistas para o Monte Fuji.

Como chegar em Hakone?

Saindo de Tóquio, a melhor (e mais rápida) maneira de chegar em Hakone é de trem.

Saindo da estação de Shinjuku para a estação de Hakone com o RomanceCar são 1h20 de viagem e custa 2470 ienes. Vale comparar com o trem regular especialmente se considerar que você esteja saindo de outra estação, mas pode ser mais demorado e menos confortável.

Outra opção é que se você tiver com o JR Pass já ativo, você pode usá-lo para chegar até a Estação de Odawara e lá comprar o seu Hakone Free Pass para chegar até Hakone. (Essa opção é um pouco mais demorada do que usar o Romance Car.)

De Shinjuku para Hakone escolha o assento da direita para poder ver o Monte Fuji.

Eu fiz essa viagem voltando de Hiroshima em direção a Tóquio, abaixo vou compartilhar nosso roteiro de um dia. Pegamos um JR em Hiroshima até Odawara (nesse trem sente-se do lado esquerdo para ver o Monte Fuji) e da estação de Odawara pegamos um ônibus (pago à parte) até a casa que alugamos em Hakone. Foi uma longa viagem onde ficamos quase o dia inteiro em trânsito.

Outra opção para ir até Hakone é contratando um tour, como esse.

Nossa vista do trem e um dos momentos mais emocionantes de toda a viagem <3

Se hospedar em Hakone ou fazer o bate-volta de Tóquio?

Depende! E aqui vai a minha opinião depois de ter conhecido a cidade: se você tiver somente um dia, faça um bate-volta de Tóquio, mas saia bem cedo de lá para aproveitar bem o dia. Nós tínhamos somente um dia em Hakone, mas nos hospedamos lá e não foi a melhor ideia, se eu fosse novamente, teria feito um bate-volta de Tóquio. Estávamos vindo de Hiroshima e depois fomos direto para a Disney, então de certa forma fez sentido, mas se eu refizesse esse roteiro, teria adicionado um dia em Tóquio para vim até Hakone e voltaria direto de Hiroshima para a Disney. Do jeito que fizemos foi corrido e cansativo.

Agora, se você puder ficar dois dias inteiros em Hakone para aproveitar bem o Hakone Free Pass, vale a pena sim dormir uma noite aqui.

Onde se hospedar em Hakone?

Hakone não foi uma cidade fácil de encontrar hospedagem, porque elas esgotam muito rápido e achei os preços mais altos por lá. Mesmo agora, pesquisando para fazer esse post e simulando datas daqui a seis meses, já encontrei muitas opções esgotadas. Além disso, as coisas são afastadas e você vai depender do transporte público para chegar nos lugares e isso pode ser demorado. Nós ficamos em uma casa (foi muito legal ter essa experiência) mas ela ficava bem longe de tudo. Caso você fique vários dias (que possa de fato aproveitar a estrutura da casa) ou esteja de carro, vale muito a pena. Caso contrário, na minha opinião os melhores lugares são próximos à Estação de Hakone ou na região de Gora, por serem mais centrais e com o ponto de ônibus/transporte mais perto (mas ainda assim você vai precisar se deslocar bastante). Vou deixar abaixo alguns lugares que estavam na minha listinha:

A melhor parte da casa que alugamos: um onsen natural privado

E era uma casa bem típica, esse era um dos quartos

Sengokuhara – Secret Garden: Esse foi o que ficamos, em oito pessoas. A localização não era boa, mas tinha um onsen natural privado! Como disse acima, vale a pena se você tiver mais tempo (e um carro). O ônibus passava perto, na rodovia cerca de cinco minutos de caminhada e foi assim que nos locomovemos.

Onsen Guest House Tsutaya: esse era nossa primeira opção por disponibilidade, preço e localização. Como meu tio que mora lá decidiu nos encontrar, mudamos para uma onde coubéssemos todos (esse não tinha mais disponibilidade de quartos). Notem que é uma Guest House, então observe se sua reserva é com banheiro privado ou não.

Yumoto Fujiya Hotel: Esse é bem próximo da Estação de Hakone e tem uma nota boa no Booking. Difícil é encontrar disponibilidade.

Hakone Ashinoko Hanaori: Esse fica às margens do Lago Ashi, pertinho para pegar o barco pirata e o teleférico. É um ryokan e o valor é mais alto que os outros, mas uma ótima opção se você tiver tempo para aproveitar a estrutura que eles oferecem.

Hakone Yumoto Onsen Hotel: Próximo da estação, mas também tem pouca disponibilidade. 🙁

Emblem Flow: Esse fica em Gora, pertinho de onde pega o cable car.

Club Wyndham Sundance Resort: Mais uma opção em Gora e menos caro que as outras opções.

Mysa Hakone: Caso esteja em muitas pessoas, tem essa casa com ótimas avaliações, próxima do Museu ao Ar Livre de Hakone.

O que é e como usar o Hakone Free Pass?

O Hakone Free Pass é um passe de turismo que dá acesso a meios de transporte e desconto em atrações turísticas. Nós compramos o nosso na estação de Hakone, custou 5000 ienes e teria duração de dois dias (usamos em só um). Com ele você anda de ônibus (selecionados), barco pirata, teleférico e cable car.

Os meios de transporte e as rotas do Hakone Free Pass

Erros no roteiro de um dia para você não cometer em Hakone – como eu cometi

Hakone tem muitas atrações e é uma cidade muito bem preparada para o turista. Apesar de ter muitos meios de transporte, eu particularmente não achei tão simples de me locomover porque as atrações são longe uma das outras. Além disso, nos programamos errado e nosso dia ficou meio atrapalhado, haha. Vou contar melhor abaixo para que se você puder, evite cometer também, nos atrasou muito, poderíamos ter aproveitado a cidade muito mais.

Acordamos e o dia estava bem bonito e o céu limpo, ficamos otimistas para conseguir ver o Monte Fuji. Mas demoramos no café da manhã e nos arrumando, acabamos saindo da casa perto das 10h da manhã (muito tarde pra quem só tem um dia na cidade e anoitece antes das 17h). Esse foi o primeiro erro, não começar o passeio mais cedo.

Pegamos um ônibus e descemos até a Estação de Hakone com dois objetivos: deixar nossas malas no guarda-volumes da estação e pegar só no final do dia e comprar o Hakone Free Pass.

Aqui uma observação para nosso segundo erro: o ônibus que usamos para chegar na casa e para voltar para a Estação era coberto pelo Free Pass. Como só íamos ficar um dia, devíamos ter comprado no dia anterior e já começado a usar lá, teria nos economizado tempo e dinheiro. (Gastamos cerca de 700 ienes por trecho).

Guardamos as malas e mochilas no guarda-volumes e compramos o passe. A ideia era pegamos o cable car em Gora, mas nos avisaram que não estava funcionando, então decidimos pegar o ônibus e ir até Togendai, uma estação onde você pode pegar o barco pirata e o teleférico.

Aqui nosso terceiro erro: ficamos um tempo em uma fila dos ônibus e quando ele chegou, avisaram que não era coberto pelo Free Pass (tinha uma placa e não tínhamos visto). Fomos para outra fila e mais um tempão de espera. Eles saem conforme lota e nem todos entra no primeiro que chega. Por isso, chegue cedo.

O ônibus chegou, entramos e seria mais cerca de uma hora até a estação de Togendai. Hakone é uma região montanhosa e o ônibus sobe e desce uma região cheia de curvas. Nosso quarto (e talvez último) erro do dia na programação foi esse, a casa onde estávamos hospedados era na metade do caminho, acabamos perdendo muito tempo indo até a estação e voltando – o que era preciso porque não tínhamos comprado o Free Pass no dia anterior (acho que esse foi o primeiro erro de todos, haha).

Nosso roteiro de um dia em Hakone

Agora sim vou começar a contar como foi nosso dia. Da Estação de Hakone, fomos em direção a Togendai. Levamos quase uma hora pra chegar lá, mas o caminho é bonito e você vai vendo de dentro do ônibus algumas das atrações da cidade – vimos até um pedacinho do Monte Fuji em alguns momentos.

Barco pirata

Chegamos em Togendai e o ônibus para bem na frente do lugar para pegar o barco pirata. Entramos na fila – estava bem grande, mas o barco é enorme, coube todo mundo. Aproveitamos e compramos umas bolachas e salgadinhos pra comer no barco, já era perto da hora do almoço e não queríamos parar para comer. Enquanto estávamos na fila, vimos um aviso para comprar o barco por 480 ienes, mesmo com o Free Pass. Não entendemos porque era para estar incluso no passe. Como não queríamos mais perder tempo, compramos sem questionar muito. Entramos no barco e descobrimos que na verdade esse valor era pra acessar uma área VIP, haha. Tinha uma parte interna com bancos (bem chique, haha), bar e etc e uma parte externa quase que só para nós.

Minha foto com o Monte Fuji, hahaha. Consegue ver um pedacinho dele ali atrás?

O passeio de barco leva cerca de uma hora, pelo Lago Ashi, que é enorme! Ele vai até outra parada do outro lado do lago que poderíamos ter descido para passear um pouco, na Vila Moto Hakone – se tívessemos mais tempo, o que foi uma pena. Lá algumas pessoas desceram e outras entraram. Desse barco se tem uma das vistas mais bonitas do Monte Fuji, mas não tivemos sorte e apesar do sol, onde era para ter o monte estava completamente encoberto. Mesmo assim, foi um passeio bem legal e se desse para ver o Monte Fuji nossa área VIP teria valido a pena, haha (o outro lado do barco estava lotado, quase que sem espaço nas laterais).

Olha o que quero dizer que se tivesse visibilidade essa área vip teria valido: um lado vazio e o outro lotado

Saindo de Togendai, olha como é tudo no mesmo lugar, ali embaixo o barco-pirata

Owakudani

Saindo do barco pirata é na mesma estação em Togendai que você pega o teleférico (ropeway em inglês) que vai até Owakudani. Essa foi uma das partes mais legais do passeio (já que não conseguimos ver o Monte Fuji). Owakudani é um vale vulcânico com fontes ativas de enxofre e águas termais. Esse vale é resultado de uma erupção do Monte Hakone há mais de 3000 anos atrás e é considerada uma zona ativa de vulcão.

Essa fumaça toda são das fontes de enxofre

Por causa dessas fontes de enxofre, assim que você sai do teleférico já sente o cheiro forte de pum, haha. É aqui que você encontra os famosos ovos pretos (só na casca), que tem essa cor porque são cozidos no vapor do enxofre. Diz a lenda que eles trazem longevidade, dando mais sete anos de vida para quem come. Custou 500 ienes o saquinho – só vendem com cinco ovos.

Lá também é possível fazer uma trilha para chegar mais perto dessas fontes, mas nesse dia estava fechada por causa da atividade vulcância.

Decidimos parar para comer alguma coisa – já era umas 15h e a fome bateu. Fomos em um dos restaurantes e a comida estava boa com preço bom. Eu peguei um udon com mochi – muito bom! Custou 980 ienes, mas tinham opções de ramen, karê etc, na mesma faixa de preços.

Meu almoço

Indo de Hakone para a Disneyland Tóquio

Passamos na lojinha, mas como estava perto de anoitecer decidimos começar toda a saga para chegar na Disney (que fica em Urayasu, região metropolitana de Tóquio). Voltamos para o teleférico e fomos em direção a Gora. De cima do teleférico é muito legal para ver as fontes expelindo fumaça.

Chegando em Gora, na mesma estação já pegamos o Cable Car para ir até a estação de trens. Aqui foi a pior parte de todas, o cable car estava completamente cheio, não dava para se mexer e ele andava MUITO devagar. Se tivesse como ir a pé, chegaria antes, sem nenhum exagero. Levamos cerca de meia hora (entre ele ficar parado, parando nos pontos e descer lentamente) para chegar na estação de trem de Gora.

Da estação de Gora, pegamos mais um trem até a estação de Hakone. Levou uns 40 minutos eu acho. Chegamos na Estação de Hakone, pegamos nossas malas de volta no guarda-volumes e pegamos outro trem para a Estação de Odawara, esse trecho foi mais rapidinho, acho que levou uns 20 minutinhos.

Chegamos na Estação de Odawara e pegamos nosso último trem-bala da viagem para a Estação de Tóquio. A viagem levou mais uns 40 ou 50 minutos.

Da Estação de Tóquio, pegamos outro trem em direção à Maihama, estação onde fica a Disney, finalmente!

Se estivéssemos em Tóquio, seria mais simples e mais rápido, pegando o Romance Car até a Estação de Shinjuku. 🙂

Outras atrações em Hakone

Infelizmente ficamos só um dia em Hakone e não pudemos aproveitar muitas atrações da cidade. Nosso passe valia por dois dias, então perdemos o segundo 🙁 Vou colocar abaixo uma sugestão de alguns outros lugares para se visitar se você tiver mais tempo:

The Hakone Open Air Museum: Um museu com obras ao ar livre no estilo Inhotim. Queria muito ter conhecido e acredito que precise de um período inteiro do dia para esse passeio.

Templo Hakone: Esse templo é o que vemos o torii do passeio de barco. Fica às margens do Lago Ashi a 10 minutos de caminhada de Motohakone-ko, uma das paradas do barco pirata.

Museu de Arte de Hakone: O Museu é do ano de 1952 e apresenta coleções do período Edo. Dizem que os jardins são lindos.

De dentro do barco dava pra ver o torii do templo Hakone

Nesse site, o do turismo de Hakone tem muitas outras sugestões de atrações. Vale a pena conferir e ver as que melhor interessam ao seu grupo de viagem. 🙂

Em resumo, gostamos muito de conhecer Hakone, mas nosso dia foi super atrapalhado, haha. Se eu fosse novamente mudaria várias coisas para aproveitar mais. Mas também só entendi isso conhecendo, pra ser sincera, não foi uma cidade fácil de entender e organizar o roteiro. Se meu objetivo fosse só ver o Monte Fuji, consideraria outros pontos para ver, como o Lago Kawaguchiko. Mas lembre-se, pra ver o Monte Fuji depende MUITO das condições climáticas.

Já tem o vídeo completo do nosso dia e que ilustra tudo o que contei aqui: