Captura de Tela 2016-03-08 às 20.38.30

Florianópolis – Beira Mar e Centro

Como toda cidade, Florianópolis também tem o seu centro histórico e mercado público central. Então, se puder, deixe um período do dia para turistar no Centro e na Beira Mar.

Como estão mais afastados das praias, muitas vezes esse passeio fica esquecido. Para o Centro, evite domingos e feriados, tudo fecha e a rua fica deserta.

Você pode chegar lá de ônibus, pelo Terminal de Integração do Centro, conhecido como TICEN. Muitas linhas chegam aqui, cheque com o motorista e no site da Fênix. Se você chegar de carro, há muitos estacionamentos pela região, que custa cerca de R$ 8-10/hora.

Mercado Público

Nos bares e restaurantes do Mercado Público, você pode experimentar muitos pratos da gastronomia local, onde os pratos mais famosos são a base de berbigão, camarão e peixe. Normalmente (em especial nos sábados), há bandas e músicos se apresentando vão central. Também é um local em que você encontra artesanato e lembrancinhas da cidade. O Mercado foi reformado recentemente. Funciona de segunda a sexta das 7h às 18h (os bares até às 22h) e nos sábados das 7 às 14h (os bares até às 17h).

mercado publico florianopolis

Casa da Alfândega

Ao lado do Mercado Público fica a Casa da Alfândega, um prédio de 1875 que hoje abriga uma galeria de artesanato. Funciona das 9h às 18h30 durante a semana e das 9h às 13h nos sábados.

Praça XV e Catedral

Uma quadra para frente do mercado público fica a Praça XV. Lá fica a centenária figueira, símbolo da cidade (supersticiosos dizem que se você contornar a árvore várias vezes trás casamento) e nos arredores ficam as construções arquitetônicas preservadas por lei. No meio da praça tem um monumento em homenagem aos mortos na Guerra do Paraguai e bustos de catarinenses famosos, como Cruz e Sousa e Victor Meirelles (poeta e pintor, respectivamente). Em frente a praça XV é a Catedral da cidade, também reformada recentemente.

Catedral de Florianópolis
Catedral de Florianópolis
centro florianopolis
Arquitetura preservada por lei no Centro da cidade.

Palácio Cruz e Sousa

Quase em frente à Catedral e ao lado da Praça XV fica o Museu Cruz e Sousa, um palácio do século 18 que foi sede do Governo. O piso, paredes, teto, tudo preservado e restaurado como era antigamente. No acervo, é possível ver utensílios e mobiliário do século XIX, vitrais e uma escadaria de mármore carrara. Custa R$ 5 e eu vou visitar no próximo fim de semana, aí atualizo o post com mais informações. (uma vergonha não ter ido ainda, eu sei). Funciona de terça a sexta das 10h as 18h e sábados e domingos das 10h as 16h.

Museu Cruz e Sousa
Museu Cruz e Sousa

Mirante Ponte Hercílio Luz

Se você quer ter uma vista bem da cabeceira da ponte, há um mirante em um ponto do centro, onde é possível ter uma vista bonita das pontes de acesso à Ilha (Colombo Sales e Pedro Ivo) e também da ponte Hercílio Luz. A ponto Hercílio Luz, maior ponte pênsil do Brasil, foi inaugurada em 1926 e está fechada desde a década de 80 não permite tráfego nem de pedestres. Está sendo restaurada sem previsão para conclusão. O mirante fica na Alameda Adolfo Konder.

Vista da cabeceira da Ponte
Vista da cabeceira da Ponte

Beira Mar

A Beira Mar é um ótimo programa para o final da tarde (um dos meus preferidos), onde você pode caminhar vendo o sol se pôr. Normalmente (especialmente nos finais de semana e verão), ficam barraquinhas de comida, água de côco e caldo de cana próximo ao trapiche. Também costuma ter aquelas bicicletas trenzinho e patins para alugar.

Do outro lado da avenida ficam barzinhos e restaurantes. Um dos meus lugares preferidos é a Gelateria Max, uma sorveteria deliciosa que vale muito a parada!

beira mar floripa

Centro Integrado de Cultura – CIC

CIC abriga exposições (no final do ano passado tivemos a exposição do Miró), bibliotecas setoriais, o cinema, o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina e o Museu da Imagem e do Som. No Teatro Ademir Rosa costuma ter shows, festivais de dança e música e outras apresentações teatrais, consulte a agenda do Centro para ver as exposições e apresentações agendadas. Fica longe para ir a pé da Beira Mar, mas de carro é cerca de 2km. 🙂

Hortoflorestal

Não fica bem no Centro, mas na região considerada central, próximo à Universidade Federal. É um parque bem amplo, com pequenas trilhas, um lago, animais (pato, galinha, tartaruga, coelhos e até jacaré) e parquinho. É um ótimo programa com crianças quando estiverem cansados de praia. Fica na Rua João Pio Duarte Silva, no bairro Córrego Grande.

horto

Esse post eu vou sempre atualizando com as novidades por aqui. Também estou escrevendo um com os restaurantes mais centrais. 🙂

 

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta