Brasil

Almécegas I e II – Chapada dos Veadeiros

E infelizmente, já com gostinho de quero mais, chegou o nosso último dia na Chapada dos Veadeiros. Faltou taranta coisa pra fazer, mas ainda demos sorte: meu voo era só às 19h em Brasília, então negociamos para o nosso guia Luan nos levar de carro e podermos aproveitar mais uma manhã na Chapada. 🙂 O que daria tempo para ir nesse meio período era o Vale da Lua e as Cachoeira Almécegas I e II e Cachoeira São Bento na Fazenda São Bento.

[Confira aqui o post com tudo o que você precisa saber antes de ir para a Chapada, como chegar na Cachoeira Santa Bárbara e sobre a trilha do Mirante da Janela]

No final do post coloquei opções de hospedagem. 😉

Quando começamos a planejar esse último dia, a ideia era irmos bem cedo (tipo 7h da manhã) no Vale da Lua, QUE AINDA NÃO TÍNHAMOS CONSEGUIDO, 🙁. Mas fui voto vencido, como seria preciso acordar ainda mais cedo, ninguém me apoiou nessa ideia, haha. Mas segundo o Luan, é uma formação rochosa única no mundo e vale muito a pena ir lá.

Acordamos cedo, tomamos um último café da manhã na nossa pousada maravilhosa, fizemos o check out e saímos. 🙁 

Almécegas I e II

Decidimos nos encontrar às 8h e ir para Almécegas, que fica em Alto Paraíso, portanto pertíssimo de onde estávamos. Essas trilhas são curtas e de dificuldade leve, mas ainda assim preferimos ir com guia, achamos que faz super a diferença pra todos os passeios. 

Começando a trilha

A Cachoeira Almécegas fica na Fazenda São Bento e é preciso pagar a entrada. Custa R$40 e dá acesso às três cachoeiras (Almécegas I e II e Cachoeira São Bento).

Depois da portaria, deixamos o carro um pouco mais para a frente e depois fizemos a trilha para a Almécegas I. Lá nós vimos só pelo Mirante e não descemos, porque como era época de chuvas, não conseguiríamos entrar, mas dizem que na época de seca tem uma banho muito bom. Tem também três alturas de saltos, para quem tem experiência e coragem. 

De lá, fizemos outra trilha pequena para Almécegas II, onde fizemos duas paradas (como fomos com guia, não sei precisar onde foram, haha, mas as fotos ajudam a identificar). Na primeira parada, dava pra entrar e tomar banho em um lugar mais fundo, mas tinha um pouco de correnteza. O Luan sempre ia na frente pra mostrar onde podíamos entrar. 

Na segunda parada, estava super legal pra irmos no meio e tirar fotos, mas de novo, o guia olhou, foi primeiro e nos ajudou pra chegar ali. Também ficamos por ali e tomamos banho, mas dependendo do lugar a correnteza puxava muito. É muito importante ter essa segurança, um escorregão pode ser bem grave (cai com a cachoeira lá embaixo, sério!)

Almécegas II

Cachoeira São Bento

Depois de um banho e muitas fotos por lá, voltamos para a entrada e fomos para a Cachoeira São Bento, que também é super fácil de chegar. A Fazenda é linda e bem cuidada! 

Na Cachoeira São Bento a água não é clarinha como era a característica da Chapada para mim até então, era mais cor de Coca-Cola como eles chamam, rs. Na época de seca o Luan disse que dá pra pular da cachoeira, mas nesse dia estava bem forte a queda. Ele nos disse que ali tem um campeonato de pólo aquático. 

O Calango que encontramos no caminho. Eu nunca tinha visto um mudando de cor assim!

Pra chegar na cachoeira desce uma escadinha, mas não é tão confortável como as outras em que você pode ficar na beiradinha tomando coragem, ali já cai direto na água. Já tínhamos tomado nosso banho de cachoeira e já estava quase na nossa hora de almoçar para voltar para Brasília.

Nós amamos MUITO Almécegas (difícil, porque todas poderiam fácil ser meu passeio preferido lá), mas foi mais um lugar inesquecível e que recomendo muito. <3

Almoçamos em um restaurante vegetariano na rua principal de Alto Paraíso, chamado Alquimia do Sabor que é uma delícia e recomendo muito. Eu não sou vegetariana (ainda), mas o cardápio é variado e a carne não fez nenhuma falta. É um buffet com preço bom. 

Em seguida, organizamos nossas coisas e pegamos a estrada rumo à Brasília, já morrendo de vontade pra voltar e conhecer os outros paraísos da Chapada dos Veadeiros. 

Lembrando que o blog é parceiro do Booking, Real Seguro Viagem e Rent Cars. Todos são serviços que eu utilizo quando viajo, por isso indico. Reservando por esses links, você dá uma forcinha pra mim porque ganho uma comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. <3

Outras dicas de hospedagem além da Pousada Meu Talento (maravilhosa e onde eu sonhava ficar, mas não era a mais em conta). Selecionei algumas que parecem ter uma boa localização, preço bom e uma nota excelente no Booking (lembrando que não conheço pessoalmente nenhum deles, só estavam na minha listinha salva):

Chalé Recanto dos Guias

Casas Gengibre

Pousada dos Guias

Vila dos Cristais

Pousada Camelot Inn

Pousada Jardim da Nova Era

Pousada Aconchego da Chapada

Vídeo do nosso último dia saindo do forno:

@thaiskw

View Comments

Recent Posts

Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para a Disney em Orlando

Dicas e informações para planejar sua primeira viagem para a Disney em Orlando: onde ficar,…

4 dias ago

O que fazer na Serra Catarinense – Roteiro em Lages, SC

Roteiro em Lages, na Serra Catarinense: o que fazer, onde se hospedar, melhores restaurantes e…

2 meses ago

Roteiro em Ametista do Sul, RS – O que fazer, onde se hospedar e principais atrações

Tudo sobre a cidade de Ametista do Sul, RS: o que fazer, principais atrações como…

4 meses ago

O que fazer em São Paulo – Dicas de atrações para um dia na cidade

Dicas para um roteiro de um dia em São Paulo: Museu da Imigração, almoço na…

7 meses ago

Museu da Imigração do Estado de São Paulo – O que é e como visitar

Os imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos contavam com uma casa de…

7 meses ago

Roteiro de 6, 7 ou 8 dias em Santiago no Chile – o que fazer?

Meu roteiro por 8 dias em Santiago no Chile. Onde se hospedar, quais passeios fazer…

9 meses ago